Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > A Polônia está cada vez mais acuada na periferia da União Europeia

Richard Peña realiza workshop e palestra em Porto Alegre

As atividades são gratuitas e ocorrem neste domingo e segunda-feira. (Foto: Divulgação)

O renomado curador americano Richard Peña participa de palestra e workshop em Porto Alegre. A primeira atividade – Personal Visions: As Origens da American Avant-Garde, 1943-1969 – será realizada neste domingo (16), às 17h, na Cinemateca Capitólio. O outro evento – Cinema e espaços alternativos: o futuro da programação de cinema e curadoria –  ocorre na segunda-feira (17),  das 9h às 16 horas, na Sala Redenção – Cinema Universitário.  As atividades são todas gratuitas.

Peña, que também é professor de cinema na Universidade de Columbia (EUA), fez história durante 25 anos como diretor do New York Film Festival e, também, como programador do Film Society of Lincoln Center. Ele é um dos grandes responsáveis por abrir as portas de diversas cinematografias do mundo, apresentando novos filmes independentes para o público nos Estados Unidos.

À frente da programação de cinema no Lincoln Center, realizou o New Directors/New Films, festival que apresenta anualmente a vanguarda do cinema mundial em Nova York. Organizou retrospectivas como as de Michelangelo Antonioni, Abbas Kiarostami, Robert Aldrich, Youssef Chahine, Yasujiro Ozu, Carlos Saura, além de diversas mostras dedicadas ao cinema africano, chinês, cubano, polonês, árabe, coreano, turco, argentino, brasileiro, entre outros.

As informações para inscrição na palestra estão no site www.capitolio.org.br; para inscrição no workshop, é preciso acessar www.ufrgs.br/difusaocultural.

Deixe seu comentário: