Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Se Dilma for afastada, o Supremo deverá analisar o afastamento de Eduardo Cunha, diz Gilmar Mendes

Compartilhe esta notícia:

Ministro do Supremo Gilmar Mendes é o atual presidente do TSE (Foto: Divulgação)

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nessa terça-feira que a Corte precisará analisar a plausibilidade de o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ser afastado do cargo caso a presidenta Dilma Rousseff sofra impeachment. Terceiro na linha sucessória presidencial, o parlamentar é réu na Operação Lava-Jato, o que o impede de assumir o cargo máximo do Poder Executivo.

Mendes também mencionou esta hipótese na segunda-feira, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura. “O que eu disse foi a questão da possibilidade de Cunha assumir ou não em substituição”, explicou. “Se for controvertido, [o caso] vai acabar chegando aqui [ao STF].”

A Constituição Federal de 1988 fala que o presidente da República ficará suspenso de suas funções quando o Senado receber denúncia sobre crimes de responsabilidade ou quando o STF receber acusação sobre infrações penais comuns.

Em março, Cunha passou a ser réu da Lava-Jato no Supremo depois que os ministros aceitaram a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra ele em um dos três inquéritos pelo qual é investigado. Ele foi acusado formalmente de receber propina de 5 milhões de dólares no esquema de corrupção na Petrobras.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dilma teve mais votos do que a soma dos deputados que votaram pelo impeachment
Presidente do Senado pode pedir que o presidente do Supremo antecipe a presidência do impeachment
https://www.osul.com.br/se-dilma-for-afastada-o-supremo-devera-analisar-o-afastamento-de-eduardo-cunha-diz-gilmar-mendes/ Se Dilma for afastada, o Supremo deverá analisar o afastamento de Eduardo Cunha, diz Gilmar Mendes 2016-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar