Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Site ajuda população a buscar remédios na rede de saúde

Compartilhe esta notícia:

"Confiamos nas decisões que estamos tomando na Saúde", disse o prefeito Marchezan.

A partir desta semana, ficou mais fácil para a população que utiliza os serviços de saúde pública se informar sobre disponibilidade do seu remédio. O site Onde está seu medicamento? foi lançado nesta sexta-feira (11), no Salão Nobre do Paço Municipal, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

Segundo o prefeito, a tecnologia dará mais transparência ao serviço e facilitará o dia a dia de quem precisa de medicação. “Este é um processo de informatização e gerenciamento da saúde pública que nos possibilita avançar na economia dos recursos públicos e reduzir o estresse e a angústia dos usuários. Confiamos nos caminhos e decisões que estamos tomando na área da saúde”, disse Marchezan.

O desenvolvimento da ferramenta foi possível graças à implementação do sistema de informação para controle de estoques. A economia chegou a R$ 4 milhões em 2018, com monitoramento de validade e distribuição de remédios. “Mudamos os processos, o que reverteu na ampliação da oferta. Gastamos menos e dispensamos mais”, afirmou Pablo Stürmer.

A adequação da estrutura também refletiu na redução de perdas. Cerca de 1,8 milhão de remédios deixaram de ser inutilizados no ano passado com uma gestão mais eficiente. Atualmente, o município recebe R$ 10,30 por habitante/ano para compra de remédios, valor insuficiente e cada vez mais deficitário, levando em conta que a população está vivendo mais.

O secretário explica que antes o usuário necessitava se deslocar até uma unidade de saúde ou farmácia distrital para saber se tinha ou não o medicamento. Agora, poderá fazer isso de casa, economizando tempo e com acesso facilitado. O sistema atende também ao projeto de lei do vereador José de Freitas, aprovado em novembro de 2018, que estabelece a divulgação da relação e do estoque de medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Como funciona

O coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde, Leonel Almeida, explica que o site é responsivo, ou seja, se encaixa automaticamente nos dispositivos PC, tablet ou celular e está ligado ao sistema da Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre).

A pesquisa na plataforma é fácil. É necessário informar o nome genérico do produto e, ao digitar as primeiras letras, já aparecem as opções de preenchimento. Após selecionado o nome correto do medicamento e iniciada a pesquisa, o site analisa os estoques e mostra a quantidade em todos os serviços de saúde da Capital.

“Esse sistema é o resultado do trabalho de uma equipe de oito farmacêuticos, que foi possível com a reestruturação e centralização da logística”, afirma Almeida, ressaltando também o ganho de mais segurança no uso de medicamentos por parte dos usuários.

O Onde Está Seu Medicamento compreende os remédios disponibilizados pelo Município, e não os fornecidos pelo governo do Estado, pela Farmácia Popular ou pelas redes privadas, já que a relação constante faz parte da Lista Municipal de Medicamentos Essenciais. O site pode ser acessado no link https://prefeitura.poa.br/sms/servicos/onde-esta-seu-medicamento.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A 65ª Feira do Livro de Porto Alegre inicia no início do mês de novembro na cidade
Justiça determina que a Polícia Federal investigue suposto esquema de laranjas e caixa 2 do PSL no Rio de Janeiro
https://www.osul.com.br/site-ajuda-populacao-a-buscar-remedios-na-rede-de-saude/ Site ajuda população a buscar remédios na rede de saúde 2019-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar