Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Supremo anula julgamento de Maduro pelo Parlamento da Venezuela

Compartilhe esta notícia:

A decisão, que não tem capacidade de tirar o mandatário do poder, foi aprovada por unanimidade pelos deputados da oposição. (Foto: Reprodução)

O TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) da Venezuela anulou nesta quinta-feira (15) o julgamento da Assembleia Nacional, que, na última terça (13), havia declarado o presidente Nicolás Maduro culpado pela grave crise política e econômica que afeta o país.

De acordo com o TSJ, os atos da Assembleia — de maioria opositora — “resultam manifestamente inconstitucionais e, portanto, absolutamente nulos e carentes de toda vigência e eficácia jurídica”, ratificando que o Legislativo se encontra “em desacato” desde agosto por dar posse a três deputados opositores, cuja eleição foi suspensa por acusações de fraude de parte do governo.

A Suprema Corte venezuelana, que a oposição acusa de atuar como braço do chavismo, lembrou ainda que no dia 15 de novembro havia proibido que o Parlamento julgasse a responsabilidade de Maduro pela crise.

À época, o presidente da Assembleia, o opositor Henry Ramos Allup, havia declarado que prosseguiria com o julgamento mesmo em desacato.

A decisão parlamentar, que não tem capacidade de tirar o mandatário do poder, foi aprovada por unanimidade pelos deputados da oposição depois que a bancada chavista deixou o plenário em protesto contra a votação.

A declaração de julgamento político foi detonada pela oposição depois que a Justiça anulou em outubro uma etapa do referendo que poderia tirar Maduro do poder.

Parte da coleta das assinaturas que assegurariam a consulta popular foi derrubada em cinco dos 23 Estados venezuelanos por supostas irregularidades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba o que pode acontecer quando alguém é flagrado fazendo sexo em um avião
O Facebook Messenger disponibilizou a tradução simultânea entre inglês e espanhol
https://www.osul.com.br/supremo-anula-julgamento-de-maduro-pelo-parlamento-da-venezuela/ Supremo anula julgamento de Maduro pelo Parlamento da Venezuela 2016-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar