Segunda-feira, 18 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Cientistas afirmam que Olimpíada no Rio de Janeiro deve ser cancelada por causa do surto de zika

Compartilhe esta notícia:

Jogos serão realizados em agosto (Foto: Divulgação)

O alarme com o zika vem causando cada vez mais preocupação com as Olimpíadas Rio 2016, em agosto, já que o Brasil é o país mais afetado pelo vírus. A revista Forbes publicou na quarta-feira um artigo que pede o cancelamento do evento em razão dos riscos do surto, além de fazer duras críticas a respeito da poluição na Baía de Guanabara. De acordo com o texto, é irresponsável prosseguir com os Jogos já que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a epidemia uma emergência mundial de saúde pública.

“Parece que é hora de cancelar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A razão é simples: mulheres não podem viajar para lá em segurança”, disse o texto dos pesquisadores Arthur Caplan e Lee Igel. “Enquanto as águas poluídas e problemas de segurança já dificultam as coisas para qualquer visitante lá, agora o Brasil está na linha de frente da epidemia do vírus”, escreveram especialistas em esporte.

Segundo o artigo, os atletas que virão ao Rio estão bolando esquemas para se proteger melhor do mosquito e estocando repelentes.

Nota à imprensa

O Ministério do Esporte lamentou a publicação de matérias que cogitam a possibilidade de cancelamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 em razão do zika. Essa possibilidade não está em discussão. O governo brasileiro está empenhado em garantir que a competição transcorra com segurança e tranquilidade.

Assinada pelo ministro do Esporte, George Hilton, a nota diz também que a OMS (Organização Mundial da Saúde), que é a autoridade internacional competente para pronunciar-se sobre qualquer questão relacionada à saúde, não fez, em nenhum momento, qualquer recomendação para que se evitem viagens por causa do Zika. Pelo contrário, a OMS tem sido explícita em afirmar que não deve haver nenhuma medida restritiva de viagens ou de comércio por conta do vírus Zika.

“Da mesma maneira, a Organização Mundial de Turismo (OMT) também afirmou, no dia 1º de fevereiro, que, em consonância com a determinação da OMS, não deve haver qualquer restrição de viagens para as áreas afetadas pelo vírus. Os Jogos Rio 2016 se realizarão com total atenção à saúde de todos os participantes da maior festa do esporte mundial”, esclarece o comunicado.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Moscou pediu ajuda ao Exército russo após a passagem da “nevasca do século”
Dilma diz que o governo trabalha para tornar 2016 um ano de retomada do crescimento
https://www.osul.com.br/surto-de-zika-cientistas-afirmam-que-olimpiada-no-rio-de-janeiro-deve-ser-cancelada/ Cientistas afirmam que Olimpíada no Rio de Janeiro deve ser cancelada por causa do surto de zika 2016-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar