Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Trajetória de crescimento do PIB deve se acelerar ao longo de 2017

Compartilhe esta notícia:

Na avaliação do ministro, "o que importa é a trajetória de crescimento da economia". Ele apontou que o mercado espera um crescimento "um pouco acima" de 0,5% para a economia em 2017. (Foto: Reprodução)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (16), em Davos, na Suíça, que a economia brasileira vai voltar a crescer já no primeiro trimestre de 2017 e que essa trajetória de crescimento deve se acelerar ao longo do ano.

“Já esperamos um crescimento no primeiro trimestre de 2017 e um crescimento acelerando-se ao longo de 2017, onde o quarto trimestre deste ano, comparado com o quarto trimestre de 2016, nós esperamos um crescimento de 2%”, disse o ministro, que está em Davos para participar do Fórum Econômico Mundial.

Ao ser questionado sobre a decisão do FMI (Fundo Monetário Internacional), que reviu, para baixo, a sua previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2017, de 0,5% para 0,2%, Meirelles afirmou que o “FMI tende a ser conservador.”

Na avaliação do ministro, “o que importa é a trajetória de crescimento da economia”. Ele apontou que o mercado espera um crescimento “um pouco acima” de 0,5% para a economia em 2017.

Entretanto, Meirelles disse que o governo deve anunciar nos próximos dias uma revisão nas suas próprias previsões para o crescimento do PIB em 2017, que hoje é de alta de 1%. Ele não disse, porém, se essa revisão será para baixo.

Meirelles afirmou que o governo está fazendo o possível para reverter o cenário de recessão e desemprego e que a economia já mostra sinais de recuperação.

“A crise é séria, é grave, mas nós herdamos, não construímos [a crise]”, disse.

O ministro citou que o Brasil reduziu a instabilidade fiscal, que a inflação está caindo, o que permitiu que o Banco Central tomasse “medidas adequadas” e que isso vai impulsionar o crescimento. Ele se refere ao corte de 0,75 ponto percentual na taxa Selic ( a básica de juros), anunciada na semana passada pelo Banco Central, e que levou os juros a 13% ao ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deputados e senadores aprovaram uma medida provisória que estabelece um preço mínimo para os fretes de carga no País
O novo sistema operacional IOS aumenta a velocidade de aparelhos antigos da Apple
https://www.osul.com.br/trajetoria-de-crescimento-do-pib-deve-se-acelerar-ao-longo-de-2017/ Trajetória de crescimento do PIB deve se acelerar ao longo de 2017 2017-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar