Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Transmissão de zika por sexo é mais comum, diz Organização Mundial de Saúde

Compartilhe esta notícia:

Diretora da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

A transmissão do vírus da zika por meio de relações sexuais é mais “comum do que o estimado anteriormente”, afirmou nessa terça-feira a diretora da OMS (Organização Mundial de Saúde), Margaret Chan. A declaração, segundo ela, se baseia em indicações fortes de “estudos e investigações de diversos países”. Margaret falou após o primeiro dia da reunião do Comitê de Emergência para o vírus da zika. O primeiro encontro do grupo de especialistas havia sido realizado em fevereiro.

No mesmo mês, os Estados Unidos anunciaram investigar 14 casos de mulheres infectadas com zika após manter relações com parceiros que haviam viajado para regiões endêmicas. A diretora da OMS vê ainda com preocupação o aumento no número de casos de contaminação pelo vírus da zika e com o aumento das evidências da relação entre o vírus, má-formação fetal e problemas neurológicos. “Casos de zika foram relatados em todas as regiões do mundo. (…) Foram encontrados traços do vírus no líquido amniótico. Evidências apontam que o vírus pode atravessar a placenta e infectar o feto. Podemos concluir que esse vírus é neurotrópico [relativo ao sistema nervoso], atingindo preferencialmente tecidos do cérebro e do tronco encefálico do feto”, declarou Margaret. (Cíntia Cardoso/Folhapress)

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Casos de microcefalia crescem 16% no País em uma semana
Vacina pode chegar tarde demais para combater surto de zika, diz Organização Mundial de Saúde
https://www.osul.com.br/transmissao-de-zika-por-sexo-e-mais-comum-diz-organizacao-mundial-de-saude/ Transmissão de zika por sexo é mais comum, diz Organização Mundial de Saúde 2016-03-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar