Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vacina pode chegar tarde demais para combater surto de zika, diz Organização Mundial de Saúde

Compartilhe esta notícia:

Diretor do instituto Butantan, Jorge Kalil diz que processo será lento. (Foto: Reprodução)

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alertou nessa quarta-feira que uma vacina contra o vírus zika pode chegar “tarde demais” para ter um impacto real na atual epidemia na América Latina. “O desenvolvimento das vacinas ainda está em um estágio muito precoce e as opções mais avançadas ainda vão demorar vários meses para serem testadas em humanos”, disse a diretora-geral-adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny, acrescentando que “é possível que as vacinas cheguem tarde demais para o atual surto na América Latina”.

Em declarações, dadas ao fim de uma reunião de dois dias sobre a pesquisa relacionada ao vírus, a especialista disse que a vacina é um “imperativo”, especialmente para mulheres grávidas e para aquelas em idade fértil. No entanto, o diretor do instituto de pesquisa brasileiro Butantan, Jorge Kalil, disse que o processo será lento: “Talvez dentro de três anos tenhamos uma vacina. Três anos, sendo otimista”.

Na reunião, os cientistas definiram como prioridades o desenvolvimento de testes de diagnóstico, a produção de vacinas para mulheres em idade fértil e a criação de instrumentos de controle vetorial que permitam reduzir a população de mosquitos. Segundo a OMS, 67 empresas e instituições estão atualmente empenhadas em produzir testes, vacinas, medicamentos e produtos para controlar o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus zika. (Agência Lusa/ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Transmissão de zika por sexo é mais comum, diz Organização Mundial de Saúde
Governo volta a usar crédito de bancos públicos para tentar reanimar economia
https://www.osul.com.br/vacina-pode-chegar-tarde-demais-para-combater-surto-de-zika-diz-organizacao-mundial-de-saude/ Vacina pode chegar tarde demais para combater surto de zika, diz Organização Mundial de Saúde 2016-03-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar