Sábado, 04 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
15°
Fair

Economia Governo volta a usar crédito de bancos públicos para tentar reanimar economia

Compartilhe esta notícia:

A presidente da Caixa, Miriam Belchior. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O governo deu início a uma nova ofensiva para tentar reanimar a economia com o uso de crédito dos bancos públicos. Nessa terça-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou que o limite para financiamento de imóveis usados passará de 50% para 70%, e que vai voltar a dar crédito para quem quiser comprar um segundo imóvel. Na segunda-feira, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já havia anunciado a redução das taxas para obras de infraestrutura. Além disso, devem ser aprovadas novas regras para o microcrédito.

O aumento do crédito é há tempos uma demanda do Partido dos Trabalhadores, que acredita ser essa uma forma de criar uma “agenda positiva” e fazer a economia avançar. No caso do BNDES, segundo a secretaria executiva do Ministério da Fazenda, “as medidas se justificam para dar mais dinamismo aos investimentos do País”.

Na casa própria, o argumento é o mesmo: a presidente da Caixa, Miriam Belchior, estima que este ano serão financiadas 64 mil unidades a mais que no ano passado. Mas há sérias dúvidas entre os analistas se essas medidas vão realmente surtir algum efeito. “A incerteza elevada na economia e na política reduz muito a eficácia de qualquer política pública”, diz Zeina Latif, economista-chefe da XP investimentos. (Lu Aiko Otta/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Vacina pode chegar tarde demais para combater surto de zika, diz Organização Mundial de Saúde
Para Justiça dos EUA, Apple conspirou para aumentar preço de livros eletrônicos
Deixe seu comentário
Pode te interessar