Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Um jacaré invadiu uma residência em área central de Florianópolis

Compartilhe esta notícia:

O jacaré-de-papo-amarelo é amplamente disseminado pelo sudeste da América do Sul. (Foto: Reprodução)

Um jacaré fez uma visita indesejada a casa de um morador em Florianópolis (SC) na manhã dessa quarta-feira. Os bombeiros precisaram ser acionados para retirar o animal do local.

O réptil entrou no pátio de uma casa na rua Cônego Tomás Fontes no bairro Santa Mônica. A equipe foi chamada por uma pessoa que viu o animal próximo ao muro da casa. Não havia ninguém na residência, que estava fechada. Dois bombeiros subiram no muro e usaram equipamentos para resgatar o jacaré.

Segundo a equipe, aparentemente era um filhote de Jacaré-de-papo-amarelo. Depois de recolhido, o jacaré foi devolvido a um mangue no mesmo bairro.

Espírito Santo

A quantidade de jacarés que passaram a ser vistos na Grande Vitória (ES) aumentou desde outubro do de 2017. No ano passado, cinco animais do tipo foram resgatados na região, sendo três em Vitória e dois na Serra. Segundo o mestre em Ciência Ambiental e representante do Projeto Caiman Yhuri Cardoso Nóbrega, não há aumento no número de jacarés, mas a perda do habitat deles.

“Na verdade, as pessoas têm uma falsa impressão que há uma superpopulação de jacarés. Mas, não é assim. Os jacarés são superameaçados e eles estão perdendo habitat de uma forma muito abrupta, eles estão sem locais para ficar. Essa destruição tem proporcionado esses encontros inusitados”, falou.

Yhuri explicou que os animais aparecem, geralmente, em ambientes com água e mata. “Tem bastante jacaré na área do aeroporto, na Serra, dentro da Arcelor, no parque da Vale. A Grande Vitória como um todo é um ambiente propício, porque os jacarés gostam de lugar com água e mata, lugar brejoso. Eles se refugiam cada vez mais nesses cantinhos”, disse.

Os animais resgatados pelo Projeto Caiman são soltos, normalmente, próximo de onde ele foi resgatado, se não houver área de conflito, ou então soltos em área determinada em conjunto com órgãos ambientais, em áreas de preservação.

Jacaré-de-papo-amarelo

Jacaré é o nome comum dado aos animais da classe Reptilia, Ordem Crocodylia e família Alligatoridae. Como todos os répteis, são ectotérmicos e possuem o corpo coberto por escamas. Habitam rios, lagos e pântanos. São excelentes nadadores, permanecendo com as patas próximas ao corpo enquanto ondulam lateralmente o corpo e a cauda para se locomover. Em terra também são muito rápidos, andando com a barriga levantada e as patas sob o corpo. Podem chegar a 6,5 m de comprimento e viver de 80 a 100 anos. Em comparação com os crocodilos, possuem a cabeça mais curta e focinho mais largo e apenas os dentes superiores ficam visíveis com a boca fechada.

O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil crocodiliano da família Alligatoridae e gênero Caiman. É amplamente distribuído pelo sudeste da América do Sul, ocorrendo em qualquer ecossistema associado à água nas bacias dos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco, sendo comum desde o extremo leste do Brasil até o Uruguai.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sine oferece 300 vagas de emprego em Porto Alegre
Uma dona de casa que já tem quatro filhos agora gera o neto em barriga solidária
https://www.osul.com.br/um-jacare-invadiu-uma-residencia-em-area-central-de-florianopolis/ Um jacaré invadiu uma residência em área central de Florianópolis 2018-01-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar