Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um shopping chinês instalou a estátua de um cachorro imitando Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

Estátua é inspirada no presidente americano. (Foto: Reprodução)

Um shopping no norte da China inaugurou uma estátua gigante da versão canina do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em homenagem ao Ano Novo chinês do Cachorro. A obra figura um buldogue com topete louro e dedo indicador em riste, duas características marcantes do líder da Casa Branca.

Localizada em Taiyuan, capital da província de Shanxi, a estátua também usa cachecol vermelho. Nascido em 1946, Trump — apontado, muitas vezes, como um cão que ladra, mas não morde — é “Cachorro” no horóscopo chinês. O republicano compartilha este traço com seus antecessores no poder americano George W. Bush e Bill Clinton.

Segundo o calendário lunar chinês, o ano do Cachorro se segue ao do Galo e começa em fevereiro. As pessoas nascidas no ano do Cachorro são diretas e extremamente leais, de acordo com a tradição, e manifestam acentuado senso de justiça. Também costumam ser teimosas e irritáveis, na análise do horóscopo chinês.

Para celebrar o ano do Galo, no ano passado, o mesmo shopping expôs uma estátua desse animal com o topete igual ao de Trump. A obra inspirou várias imitações, inclusive um modelo inflável gigante que apareceu neste verão não muito longe da Casa Branca.

Apesar da diversão às custas de dirigentes estrangeiros, os chineses não costumam mexer com a imagem dos líderes do país, em função da vigilância estatal e da autocensura. No ano passado, comentários sobre o Ursinho Pooh foram vetados nas redes sociais depois que internautas apontaram a semelhança do personagem com o presidente Xi Jinping.

China em alta

As ações chinesas terminaram em alta nesta sexta-feira (29), encerrando um ano forte de ganhos uma vez que investidores domésticos e globais aumentaram sua exposição aos mercados do país apesar de preocupações com a desaceleração da economia e mais controles regulatórios.

O índice de Xangai teve alta de 0,35% e terminou o ano com avanço de 6,6%.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,31%, com o subíndice do setor financeiro em alta de 0,35%, o do consumo caindo 1,5%, o do setor imobiliário avançando 1,66% e de saúde subindo 0,62%.

O CSI300 teve ganhos de 21,8% em 2017, sendo que as blue chips lideraram os avanços nos mercados acionários da China neste ano.

Já o índice japonês Nikkei devolveu os ganhos modesto e terminou a última sessão do ano com variação negativa de 0,08%, mas ainda assim acumulou ganhos de quase 20% em 2017.

A economia global mais forte, bem como a estabilidade política doméstica e a política monetária ultrafouxa do Banco do Japão ajudaram a elevar os lucros corporativos no país neste ano, o que por sua vez levou a uma alta acumulada de 19,1% do Nikkei.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,44% às 7h26 (horário de Brasília), acumulando ganhos de cerca de 33% no ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O presidente dos Estados Unidos diz que está desapontado por que a China permitiu o envio de petróleo para a Coreia do Norte
Homem ficou proibido de acessar o Facebook porque seu nome é muito “estranho”
https://www.osul.com.br/um-shopping-chines-instalou-estatua-de-um-cachorro-imitando-donald-trump/ Um shopping chinês instalou a estátua de um cachorro imitando Donald Trump 2017-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar