Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Uma médica de Santa Catarina é acusada de cobrar de pacientes em procedimento feito de graça pelo SUS

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Uma oftalmologista de Chapecó (SC) é acusada de cobrar para implantar lentes após cirurgias de cataratas feitas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), divulgou o Ministério Público de Santa Catarina. As alegações finais do processo judicial já foram feitas e a ação está pronta para ser julgada.

Nas alegações finais, o advogado Irio Grolli, defensor da médica, Cassiana Kannenberg, afirmou que “na instrução do feito não ficou demonstrado sequer indício de que tenha acusada solicitado ou exigido o implante de lente importada”.

A médica é acusada de corrupção passiva – receber vantagem indevida por estar em função pública. Não há nenhum tipo de cobrança em dinheiro no SUS.

A 13ª Promotoria de Justiça, que entrou com ação na Justiça contra a oftalmologista, afirmou que cinco vítimas foram diagnosticadas com catarata e precisavam de cirurgia para remoção do cristalino e implante de novas lentes.

Segundo o MP, os pacientes foram atendidos e encaminhados pelo SUS à clínica da médica, que atuava através de um convênio com o município. Dessa forma, o tratamento deveria ser todo gratuito, conforme a Promotoria.

Porém, a médica convenceu os pacientes de que uma determinada lente importada traria melhores resultados na cirurgia. De acordo com o MP, ela pedia autorização ao SUS para fazer um procedimento sem implante de lente, mas fazia a implantação e cobrava até 1,5 mil por lente, material que seria de graça via SUS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sartori embarca para a Europa e Dilma para o México
A Seleção Brasileira de vôlei feminino vence a Sérvia e está na final do Grand Prix
https://www.osul.com.br/uma-medica-de-santa-catarina-e-acusada-de-cobrar-de-pacientes-em-procedimento-feito-de-graca-pelo-sus/ Uma médica de Santa Catarina é acusada de cobrar de pacientes em procedimento feito de graça pelo SUS 2017-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar