Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Vítima do calote

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O secretário Giovani Feltes, que já conhece todas as tripulações dos voos, bate hoje mais uma vez na porta do Ministério da Fazenda. Pede o ressarcimento de 5 bilhões de reais pela construção de estradas federais na década de 80. Somam-se as despesas com ocupações de áreas para assentamentos da reforma agrária, quilombolas e indígenas.
A primeira cobrança foi feita pelo governador Germano Rigotto em 2003. Desde então, Brasília repete: deve, não nega, pagará quando puder. É um deboche.

MOTIVO
O pagamento de juros para rolar a dívida do governo federal atingiu 262 bilhões de reais ontem à noite. A contagem começou a 1º de janeiro deste ano.
João Sayad, ministro do Planejamento no governo Sarney, dizia: “A dívida pública é alta porque os juros são altos. Os defensores dos juros nas alturas veem o mundo de cabeça para baixo.”

FICA FORA
Ao contrário do que ocorre em Porto Alegre, Luiza Erundina, candidata do PSol à Prefeitura de São Paulo, está sendo impedida de participar dos debates. Os demais candidatos alegam que o partido não tem 10 deputados federais, condição estabelecida pela reforma eleitoral. A bancada do PSol totaliza seis parlamentares. Como derradeira tentativa, irá hoje ao Tribunal Regional Eleitoral.

SEM AGRESSÃO
A maioria dos senadores começou ontem a tratar de um acordo verbal para não constranger a presidente afastada Dilma Rousseff, que fará discurso no plenário dia 29 para se defender contra o impeachment.

DIFERENÇA
Tecnocratas costumam calcular quanto custa manter crianças na escola. Jamais quanto implica ao País tê-las fora da escola. Está aí um tema para a campanha.

HÁ 20 ANOS
A 18 de agosto de 1996, pela primeira vez no País, ocorreu uma eleição simulada com urna eletrônica e uso do sistema de totalização do resultado. Foi em Caxias do Sul com a participação de 5 mil e 310 votantes.

RÁPIDAS
* Há sinais flagrantes de desmotivação inédita com as campanhas eleitorais.
* Força-tarefa da Receita Federal e do Banco Central vai fiscalizar as prestações de contas dos candidatos com rigor sem precedentes.
* Prevista para sábado a divulgação de pesquisa do Ibope sobre candidatos à Prefeitura de Porto Alegre.
* Setenta deputados federais vão concorrer ao cargo de prefeito. Entre os gaúchos, Luiz Carlos Busato e Nelson Marchezan Júnior.
* A perda na receita do Estado, em 2015, foi de 2 bilhões de reais. O valor será ultrapassado este ano.
* A Advocacia Geral da União defende a cassação de aposentadoria como forma de punir servidores públicos que cometem irregularidades.
* É consenso no PT: poderá apoiar aumento de impostos federais, desde que atinja os mais ricos.
* Além de rodovias, as concessões do governo federal vão abranger saneamento básico e iluminação pública.
* Deu no site: “Temer recebe líderes do PSDB para jantar”. O governo vai assim: um agrado aqui, um afago ali.
* Quando ocorrem brigas em comitês eleitorais, alguns candidatos preferem a carreira solo. Outros vão para o subsolo.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

As digitais de Lula
Estado vai cobrar R$ 5 bi do governo federal
https://www.osul.com.br/vitima-do-calote/ Vítima do calote 2016-08-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar