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Brasil A Volkswagen passou na frente da Fiat e é a segunda marca mais vendida no País em novembro

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Globalmente, o Polo é o único a ultrapassar a barreira das 500 mil unidades, embora ainda seja recente no Brasil. (Foto: Reprodução)

Com o título de hatch compacto mais vendido no mundo, o Volkswagen Polo mantém a hegemonia na categoria, apesar da queda em suas vendas. Com dados fornecidos pela Focus2Move, que compreendem as vendas até setembro de 2017, os números ainda não possuíam reforço das vendas do Polo 2018 brasileiro, iniciadas em novembro.

Distante por pouco menos de 200 mil unidades, o Ford Fiesta é o segundo compacto mais vendido no mundo. Enquanto na Europa ele ganhou uma nova geração completamente diferente, o New Fiesta brasileiro adotou mudanças visuais discretas mantendo praticamente a mesma carroceria de antes.

Em 2018 no Brasil, o Toyota Yaris fica em quarto lugar, enquanto o Kia Rio, outra novidade para o próximo ano, é o oitavo hatch compacto mais vendido no mundo. A surpresa da lista fica por conta do Saipa Pride, uma versão rabatizada do Kia Pride de 1986 vendida no Irã desde 1993.

Confira lista dos hatches compactos mais vendidos do mundo até setembro de 2017:

1. Volkswagen Polo: 502.860 unidades
2. Ford Fiesta: 308.876 unidades
3. Renault Clio: 301.326 unidades
4. Toyota Yaris: 284.204 unidades
5. Peugeot 208: 232.900 unidades
6. Honda Fit: 227.617 unidades
7. Hyundai i20. 211.847 unidades
8. Kia Rio: 210.236 unidades
9. Opel Corsa: 199.191 unidades
10. Saipa Pride: 184.868 unidades

Fusca de luxo

A atual geração do Fusca chegou ao mercado brasileiro no fim de 2012 e tinha apenas o icônico nome em comum com o seus antecessores. Obviamente, as linhas eram inspiradas nas tradicionais do Besouro, mas o principal apelo era esportivo. Ele foi vendido com o motor 2.0 TSI de 200 cv e opções de câmbio manual e automatizado de dupla embreagem. Antes de sair de linha, ele ficou ainda mais potente:  entregava 211 cv de potência. Com esse propulsor, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 s e atinge a velocidade máxima de 224 km/h. Importado do México e com preço de mais de R$ 120 mil, ele era vendido com um generoso pacote de itens de série e em nada lembrava o acabamento espartano dos Fuscas feito no Brasil durante mais de 30 anos.

O fim da venda do Fusca faz parte da estratégia da Volkswagen de enxugar a linha. O Scirocco, outro modelo tradicional da maca, também saiu de linha nos mercados onde era comercializado. Além disso, os dois modelos ainda usavam a plataforma PQ 35, que deve sair de linha e dar lugar a lançamentos com a plataforma modular MQB, que já é utilizada pelo novo Polo, por exemplo. O foco da VW para seus novos produtos será em utilitários-esportivos, além de elétricos e híbridos, segmentos que estão mais aquecidos e representam o futuro a médio prazo.

Carros elétricos

A fabricante alemã  anunciou  um plano para  investir mais de 34 bilhões de euros – o equivalente a cerca de 40 bilhões de dólares ou R$ 129 bilhões – ao longo dos próximos cinco anos, em novas tecnologias, para impulsionar sua meta de se tornar uma líder global dos carros elétricos. “Estamos reinventado o carro”, disse o CEO Matthias Mueller após uma reunião do conselho fiscal do grupo.

A maior parte dos gastos de 2018-2022 será destinada ao desenvolvimento de carros elétricos e híbridos, afirmou o grupo em nota, bem como em veículos autônomos, novos serviços de mobilidade, como lavagem de carros, e digitalização.

Como outros fabricantes tradicionais, a Volkswagen está mudando seu foco para os veículos mais verdes e inteligentes do futuro, correndo para alcançar a gigante tecnológica Tesla, que é pioneira na área.

A meta de carros com zero emissões é particularmente importante para a Volkswagen, a maior fabricante do mundo, que quer se afastar do escândalo de emissões de poluentes em carros a diesel. O Grupo Volkswagen, dono de 12 marcas, como Audi, Porsche e Skoda, anunciou em setembro planos de tornar toda sua frota elétrica até 2030 – prometendo versões totalmente elétricas ou híbridas de cerca de 300 modelos.

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https://www.osul.com.br/volkswagen-passou-na-frente-da-fiat-e-e-segunda-marca-mais-vendida-no-pais-em-novembro/ A Volkswagen passou na frente da Fiat e é a segunda marca mais vendida no País em novembro 2017-12-01
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