Terça-feira, 22 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2016
O projeto Semeia Sonho, fruto de uma parceria entre a Cooperativa Mãos Verdes, o programa Todos Somos Porto Alegre e a Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), realiza nesta terça-feira (24) o lançamento do seu crowdfunding – uma forma de financiamento coletivo online. O evento ocorrerá na Reitoria da Ufrgs a partir das 18h30.
O objetivo da iniciativa é arrecadar cerca de R$ 60 mil para colocar em prática as ideias empreendedoras de oito alunos que participaram do curso do Semeia Sonhos. A turma foi formada por ex-carroceiros e ex-carrinheiros, que atualmente são beneficiários do programa Todos Somos Porto Alegre. Eles participaram do curso na própria UFRGS, no qual aprenderam noções básicas de gestão de negócios e empreendedorismo. Lá, tiveram que apresentar um plano de negócios para suas ideais. Toda a verba arrecada pelo crowdfunding será dividida igualmente entre eles.
Em 18 encontros, professores voluntários das instituições parceiras ministraram aulas sobre como pôr em prática ideias empreendedoras. Os projetos que surgiram entre os alunos são os mais variados possíveis, desde carrocinhas de cachorro-quente até um minimercado. Durante a realização do Semeia Sonho, os beneficiários ganharam meia bolsa (cerca de 420 reais) do Todos Somos Porto Alegre, além do vale transporte.
O site do financiamento (www.kickante.com.br/campanhas/projeto-semeia-sonho) entrará no ar durante o evento. Cada pessoa pode doar a quantia que desejar e também existem valores fixos para obtenção de recompensas, que serão apresentadas na cerimônia de lançamento. De acordo com um dos coordenadores do projeto, Thomaz Schuch, da Cooperativa Mãos Verdes, o próximo passo do Semeia Sonho será captar cada vez mais recursos para desenvolver outros planos de negócio. “Essa foi a versão beta do projeto. Nosso desejo é que o Semeia Sonho beneficie ainda mais pessoas, tornando realidade seus projetos de vida”.
O evento de lançamento contará com a presença dos oito alunos do curso, além de representantes das instituições parceiras: Cooperativa Mãos Verdes, UFRGS, Todos Somos Porto Alegre, Enactus, EPR Consultoria, Perestroika, Shoot the Shit entre outros parceiros do projeto. Além disso, será apresentado um vídeo sobre a iniciativa.