Terça-feira, 11 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ciro Nogueira toma posse na Casa Civil e diz a Bolsonaro que quer atuar como um “amortecedor” defensor da democracia

Compartilhe esta notícia:

Presidente Jair Bolsonaro, durante solenidade de posse do novo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ao tomar posse como ministro da Casa Civil nesta quarta-feira (4), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse ao presidente Jair Bolsonaro que quer atuar como um “amortecedor”. Nogueira também prometeu atuar com “equilíbiro” e defendeu a democracia.

“E, se me permite uma comparação um tanto fora dos protocolos, eu gostaria que toda vez que Vossa Excelência me visse, lembrasse de um amortecedor”, discursou Nogueira.

Em meio ao fogo cruzado do Planalto com integrantes do Judiciário, nenhum membro do Supremo Tribunal Federal (STF) compareceu à posse, que foi prestigiada por congressistas A ausência de magistrados é um recado duro ao novo ministro, que chegou com a missão de costurar alianças no Congresso e construir pontes para diálogo com o Judiciário.

Nogueira declarou que pretende contribuir para diminuir as tensões. “Eu quero contribuir tal qual aquele equipamento, que pode estabilizar, diminuir as tensões, ajudar para que esta viagem seja mais serena, estável e confortável para todos. Meu nome é temperança, meu sobrenome tem de ser equilíbrio”, afirmou.

O novo ministro também disse que um dos “sinais certos” que sua presença no governo indicará é que “a democracia é líquida e certa”.

“Porque, com a minha presença, me somando à equipe de seus ministros e ministras, nós vamos ajudar o Brasil a dar os sinais certos para onde nós estamos indo. O primeiro deles, senhor Presidente, e que não tenham dúvida: a democracia é líquida e certa. Difícil por natureza, mas é a coisa certa.”

Palavras do presidente

O presidente Jair Bolsonaro ressaltou, durante a posse do senador Ciro Nogueira, que a chegada do novo integrante do primeiro escalão do governo reflete um desejo seu de se aproximar do Congresso Nacional. Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que governo federal e os congressistas constituem um só poder.

“A chegada do Ciro Nogueira é uma demonstração de que queremos cada vez mais aprofundar o relacionamento com o Parlamento. E não é a primeira vez que eu digo que Legislativo e Executivo são um só poder. Quase tudo que viermos a discutir aqui passa por lá. E o Parlamento também. Muitos projetos que nascem lá dependem do governo para sua implementação”, disse o presidente brasileiro.

Bolsonaro ainda salientou que a relação entre seu governo e o Congresso é “extremamente pacífica, salvo alguns senões”. “O Brasil como um todo vai ganhar com a sua presença aqui, nos articulando com o Parlamento brasileiro”, disse o presidente ao novo ministro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Tribunal de Contas da União decide processar ex-ministro da Saúde por omissão na pandemia
Bolsonaro diz que não toma vacina “lá de São Paulo” e afirma que será o último a se imunizar no País
https://www.osul.com.br/1190491-2/ Ciro Nogueira toma posse na Casa Civil e diz a Bolsonaro que quer atuar como um “amortecedor” defensor da democracia 2021-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar