Terça-feira, 14 de Julho de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
12°
Fair

Brasil 18,5% dos adolescentes brasileiros já experimentaram cigarro, diz pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Resolução da Anvisa previa fim da venda do produto em setembro de 2013 (Foto: Reprodução)

Dados de um estudo inédito divulgado nesta terça-feira, Dia Mundial sem Tabaco, mostram que 18,5% dos adolescentes brasileiros entre 12 a 17 anos já experimentaram o cigarro – o que indica que 1,8 milhão de jovens nessa faixa etária já fumaram pelo menos uma vez. As informações são da pesquisa Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, feita pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com outras 33 instituições de ensino superior.

O levantamento ouviu 75 mil adolescentes de 1.251 escolas públicas e privadas em 124 municípios do País, por meio de questionários e exames. O levantamento faz parte de um dos maiores estudos já feitos no País para mapear fatores de risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e síndrome metabólica.

O índice de adolescentes que já tiveram contato com o cigarro, no entanto, cresce quando observado dados por regiões do País. Na Região Sul, por exemplo, esse percentual chega a 23,3%. Já a Região Nordeste tem a menor proporção: 15,2%. Entre as capitais brasileiras, Campo Grande (MS) tem o maior índice, com 26,8%, seguido de Porto Alegre e Florianópolis (SC), com 26,5% e 25,1%, respectivamente. (Natália Cancian/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Traficantes são presos com explosivo artesanal
O Senado autoriza a entrada “à força” em casas com possíveis focos do mosquito Aedes
Deixe seu comentário
Pode te interessar