Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2019
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, o gaúcho Glademir Aroldi, vem mobilizando prefeitos de todo o País para a 2ª edição da Marcha dos Prefeitos. A data escolhida para o encontro em Brasília, de 8 a 11 de abril, tem um propósito: permitir um encontro de prefeitos, vereadores e gestores municipais com o novo governo federal e Congresso Nacional eleitos para o período. Por isso, explica Aroldi, ela foi agendada para coincidir com os 100 dias de vigência dessa nova gestão, “para permitir ao governo já ter tomado conhecimento de nossas pautas e se preparado para anunciar os rumos da administração de forma que possamos conectar as políticas públicas municipais com as novas diretrizes federais”.
Toyota antecipa interesse em Guaíba
Uma boa notícia: a Toyota do Brasil abriu negociação com o governo gaúcho para renovar o acordo que viabiliza o centro de operações de Guaíba. Este acordo estava inicialmente previsto para março, mas o diretor de Relações Públicas e Governamentais da empresa, Thiago Sugahara abriu a negociação ontem com o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Machado.
Já na Assembleia a PEC das estatais
O governador Eduardo Leite, encaminhou ontem ao Legislativo, em uma única proposta, a proposta de emenda à Constituição que suprime a exigência do plebiscito para venda de empresas estatais. Para quem gosta de números, a PEC recebeu o 272.
Tramitação rápida
O presidente do Legislativo, deputado Luis Augusto Lara, garantiu ao chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, que foi o portador da proposta, que o expediente já será lido na hora do Expediente da sessão desta quinta-feira.
Lasier e Heinze no comando do Congresso
Andaram bem os dois senadores gaúchos ao garantirem, ontem, espaços na mesa diretora do Senado Federal. Lasier Martins, que filiou-se ao Podemos, foi indicado para a segunda vice-presidência. E Luiz Carlos Heinze foi indicado pelo PP para a segunda secretaria.
Atrasos nos duodécimos?
Uma inédita queda de 14,1% na receita de ICMS do Estado em janeiro, somando R$ 2,7 bilhões, poderá levar o governo Eduardo Leite a, atrasar os próximos repasses dos duodécimos devidos aos Poderes Judiciário e Legislativo. Será um fato inédito.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.