Quarta-feira, 26 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo 2º turno na França terá 50 mil policiais após ataque hacker e preocupação com festa da vitória

Compartilhe esta notícia:

Polícia está presente na região da Torre Eiffel. (Foto: Reuters)
 Mais de 50 mil policiais e gendarmes, agentes subordinados ao Ministério da Defesa francês, trabalharão na segurança. Eles também terão o apoio de 7 mil militares mobilizados para a operação antiterrorista Sentinelle e de guardas municipais.

De acordo com o Ministério do Interior, a mobilização será semelhante à feita no primeiro turno, em 23 de abril. Na ocasião, nenhum incidente importante foi registrado. Mas a detenção de um homem radicalizado que pretendia atacar uma base militar na Normandia, nesta sexta-feira, colocou as forças de segurança em estado de alerta máximo.

Em Paris

Na capital francesa, os 896 colégios eleitorais serão vigiados por agentes municipais e seguranças particulares, das 7h às 23h (horário local), explicou o vice-prefeito de Paris, Bruno Julliard, à emissora “BFMTV”. Eles se somarão aos 12 mil policiais e militares mobilizados em Paris, sendo 5 mil dedicados integralmente a garantir a segurança das votações e a ordem pública.

A principal preocupação, no momento, é com as comemorações que podem ocorrer após os resultados. O local ainda não foi anunciado oficialmente, mas equipes de segurança também serão enviadas para lá.

O partido “En Marche!”, fundado pelo candidato social liberal Emmanuel Macron – que disputará o pleito com a ultradireitista Marine Le Pen -, denunciou neste sábado que um de seus escritórios em Lyon foi atacado na noite desta sexta-feira por militantes da extrema direita, que lançaram bombas de fumaça em seu interior.

De acordo com o jornal “Le Progrès”, 15 supostos integrantes da Gud – organização estudantil de extrema direita – invadiram o local, onde estavam quatro pessoas, jogaram bombas e espalharam folhetos com a imagem de Emmanuel Macron. Segundo a publicação, ninguém ficou ferido.

Informações hackeadas

Às vésperas da eleição, a França busca impedir que o vazamento de emails de campanha de Macron, líder da disputa presidencial, influencie o resultado da eleição. A CNCCEP (Comissão Nacional de Controle da Campanha Presidencial da França) alertou a imprensa, neste sábado, para não publicar documentos hackeados e lembrou que a divulgação de informações falsas pode ser uma infração criminal.

Franceses que vivem nos EUA já votam hoje. (Foto: Reuters)

A equipe de Macron disse que uma invasão “maciça” havia baixado emails, documentos e informações de financiamento de campanhas online pouco antes do fim da campanha nesta sexta-feira, período em que os políticos são proibidos de se manifestar em público.

“Às vésperas das eleições mais importantes para as nossas instituições, a comissão convida todos os presentes nos sites da internet e nas redes sociais, principalmente os meios de comunicação, mas também todos os cidadãos, a mostrar responsabilidade e não transmitir esse conteúdo, para não distorcer a sinceridade da votação”, disse a comissão eleitoral francesa em um comunicado.

O “Le Monde”, um dos principais jornais franceses, anunciou que não vai publicar o conteúdo dos documentos antes do segundo turno da eleição. Em nota, o veículo afirma que a publicação desses documentos dois dias antes do segundo turno das eleições, horas antes do encerramento da campanha oficial, “visa claramente a perturbar o processo eleitoral em curso”.

O vazamento de dados surgiu em meio a pesquisas indicando que Macron estava a caminho de uma confortável vitória sobre a líder de extrema-direita Marine Le Pen na eleição de domingo, com os últimos levantamentos mostrando seu aumento de liderança.

A comissão, que supervisiona o processo eleitoral, disse depois de uma reunião de emergência marcada neste sábado que os dados foram obtidos de forma fraudulenta e podem ser misturados com informações falsas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Se a candidatura de Lula for barrada, o PT terá que escolher outro nome até o dia 17 de setembro
Ciro Gomes disse que foi “bombardeado” durante 48 horas por convites para ser o vice na chapa do PT à Presidência da República
https://www.osul.com.br/2o-turno-na-franca-tera-50-mil-policiais-apos-ataque-hacker-e-preocupacao-com-festa-da-vitoria/ 2º turno na França terá 50 mil policiais após ataque hacker e preocupação com festa da vitória 2017-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar