Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 41% dos brasileiros acham que a situação econômica do País vai piorar; 28% avaliam que vai melhorar

Compartilhe esta notícia:

Pesquisa foi feita por telefone entre os dias 8 a 10 de dezembro de 2020, com 2.016 brasileiros. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Pesquisa Datafolha divulgada na noite de segunda-feira (4) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra que 41% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do País vá piorar nos próximos meses. Para 28%, ela permanecerá como está, totalizando 69% que consideram que a situação não vai melhorar. Outros 28% acham que haverá melhora.

Os percentuais do levantamento são:

– 41% acham que a situação econômica do país vai piorar;

– 28% acham que a situação econômica do país vai ficar como está;

– 28% acham que a situação econômica do país vai melhorar.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2020, com 2.016 pessoas, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os percentuais são semelhantes aos da pesquisa feita pelo instituto em agosto do ano passado:

– 41% acham que a situação econômica do país vai piorar;

– 29% acham que a situação econômica do país vai ficar como está;

– 29% acham que a situação econômica do país vai melhorar.

Em levantamento feito em dezembro de 2019, antes da pandemia de covid-19, os números foram:

– 43% acham que a situação econômica do país vai melhorar;

– 31% acham que a situação econômica do país vai ficar igual;

– 24% acham que a situação econômica do país vai piorar.

Situação econômica do entrevistado

O Datafolha também questionou os entrevistados sobre a perspectiva sobre a situação econômica deles próprios. As respostas são:

– 46% acham que a sua situação econômica ficará como está;

– 31% acham que a sua situação econômica vai melhorar;

– 22% acham que a sua situação econômica vai piorar.

No levantamento de agosto de 2020, os números foram:

– 49% acham que a sua situação econômica vai ficar como está;

– 30% acham que a sua situação econômica vai melhorar;

– 19% acham que a sua situação econômica vai piorar.

Já na pesquisa de dezembro de 2019, os percentuais foram:

– 53% acham que a sua situação econômica vai melhorar;

– 30% acham que a sua situação econômica vai ficar como está;

– 15% acham que a sua situação econômica vai piorar.

Auxílio emergencial e incertezas

Para o primeiro semestre deste ano, o cenário é de mais incertezas, por conta do tempo necessário para o início do programa de vacinação e da evolução dos casos e óbitos por covid-19 no País.

A pesquisa do Datafolha mostrou que o auxílio emergencial ainda era única fonte de renda para 36% das famílias que receberam pelo menos uma parcela do benefício no ano passado.

Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados pediram o auxílio emergencial e 81% desses pedidos foram atendidos. Dados do governo mostram que o benefício alcançou quase 70 milhões de brasileiros. Em 2021, o benefício foi suspenso e o governo ainda não propôs um programa para substituí-lo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juiz disponibiliza a Lula acesso a mensagens de Sérgio Moro e de procuradores
Filha de Fernandinho Beira-Mar que tomou posse como vereadora é acusada de integrar quadrilha comandada pelo pai
https://www.osul.com.br/41-dos-brasileiros-acham-que-a-situacao-economica-do-pais-vai-piorar-28-avaliam-que-vai-melhorar/ 41% dos brasileiros acham que a situação econômica do País vai piorar; 28% avaliam que vai melhorar 2021-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar