Terça-feira, 25 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de outubro de 2021
Fiscais agropecuários verificam os aspectos sanitários dos animais que participam da feira.
Foto: Divulgação/SeapdrProssegue até segunda-feira (11) no Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Sepé a 46ª Expofeira Regional. O evento marca a retomada desse tipo de evento à Região Central do Estado. A programação abrange dia-de-campo, julgamentos e remates (de forma on-line e presencial, com protocolos sanitários de prevenção à covid, além de shows.
Antes mesmo da abertura dos portões, na manhã desta sexta (8), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) já estava com atenções voltadas para a recepção e avaliação dos animais que participam da mostra.
Por estar inserido no calendário oficial de feiras do Rio Grande do Sul, os produtores participantes têm a garantia da sanidade dos animais comercializados durante os três dias de evento.
“Nossa atuação começa antes mesmo da chegada dos animais”, relata o fiscal agropecuário estadual Rômulo Depner. “É feita uma vistoria prévia para garantir que as condições sanitárias e de bem-estar sejam cumpridas, sendo também verificados aspectos sanitários dos animais e propriedades antes da emissão das Guias de Trânsito Animal [GTA] para o evento.”
Ele acrescenta que, além de trazer um aquecimento econômico para os municípios, as feiras agropecuárias oficiais representam a modernização da agropecuária, com toda a tecnologia e cuidado dos produtores para que os animais tenham ótimos resultados sanitários e zootécnicos.
Pelotas
Já no Sul do Estado, continua até este domingo (10) a 95ª Expofeira Pelotas. Considerado o maior evento agropecuário da Região Sul, a exposição é realizada neste ano em versão híbrida, com atividades virtuais e presenciais no parque Ildefonso Simões Lopes.
No ano passado, em razão da pandemia, a feira ocorreu sem a presença do público, resumindo-se a transmissões virtuais das atividades. Presidente da Associação Rural de Pelotas (entidade que coordena o evento), Rodrigo Gonzalez afirmou que a realização da Expofeira de 2021 é pautada pelo cuidado com a saúde dos participantes e pelo otimismo da retomada:
“Neste ano, estamos tratando os resultados da feira de um modo diferente. Nos outros anos, os principais indicadores de sucesso eram os valores alcançados e o número de expositores e público. Neste ano, o que mais representa o sucesso da feira é a segurança de todos que estão aqui no parque, essa é a nossa maior preocupação. Em relação à nossa pista de leilões, que é o ponto alto da feira, teremos um aumento de pelo menos 20% em relação ao ano passado pelo ótimo momento que vive a pecuária da região”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul