Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil 51% dos brasileiros têm medo da polícia e 47% confiam nos policiais, diz a pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Operação terminou com seis mortos e um ferido. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (11) pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que 51% dos brasileiros têm mais medo do que confiança na polícia, enquanto 47% confiam na corporação mais do que a temem.

O instituto perguntou o que os brasileiros sentem em relação à polícia: Tem mais medo que confiança: 51%; tem mais confiança que medo: 47%; não sabem: 2%. A pesquisa também perguntou aos entrevistados se a sociedade seria mais segura se as pessoas andassem armadas: não: 72%; sim: 26% e não sabe: 2%. O Datafolha entrevistou 2.806 pessoas em 130 municípios do país nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Confiança e medo

Segundo o Datafolha, homens (52%), pessoas de cor branca (51%) e com renda superior a 10 salários mínimos (58%) estão entre os que mais confiam nas forças policiais. Por outro lado, mulheres (55%), jovens de 16 e 24 anos (53%), pessoas de cor preta (55%), amarela (56%) e indígenas (60%), e os de renda de até 2 salários mínimos (54%) têm mais medo da polícia do que confiança.

Pacote anticrime de Moro

Ministro mais conhecido e popular do governo Jair Bolsonaro (a pesquisa mostra que o ex-juiz é conhecido por 93% dos entrevistados e seu desempenho é considerado ótimo ou bom por 59%), Sérgio Moro não conseguiu transferir toda sua popularidade para o pacote anticrime apresentado ao Congresso Nacional. De acordo com o Datafolha, as principais propostas da gestão Bolsonaro para a segurança pública, incorporadas no pacote anticrime de Moro, não contam com apoio da população.

Para a maioria dos entrevistados, a sociedade não fica mais segura com pessoas armadas para se proteger (72%), contra 26% que acreditam nesta afirmação. Além disso, 64% afirmaram que a posse de armas deve ser proibida (64%). De acordo com o Datafolha, 81% dos entrevistados disseram que a polícia não pode ter liberdade para atirar em suspeitos sob risco de atingir inocentes, 17% apoiam e 1% não sabe. Ao responder a outro questionamento da pesquisa, 79% disseram que policiais que matam devem ser investigados, 19% discordam e 1% não sabe.

Moro critica pesquisa

Após a divulgação da pesquisa Datafolha, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, fez uma série de publicações em uma rede social criticando os dados do levantamento. Na internet, o ex-juiz afirmou que “nenhuma das perguntas feitas na pesquisa diz respeito a medidas constantes no projeto de lei anticrime”. “Por exemplo, nada há no projeto que defenda licença para policiais atirarem em inocentes ou mesmo em suspeitos ou que episódios assim não devam ser investigados. Em nenhum lugar defende-se que pessoas simplesmente por estarem nervosas possam atirar em alguém e permanecer impunes”, escreveu Moro em um dos posts.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de 5 mil reclamações de consumidores contra companhias aéreas foram registradas no Brasil
A Câmara dos Deputados deve votar a reforma da Previdência entre maio e junho, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia
https://www.osul.com.br/51-dos-brasileiros-tem-medo-da-policia-e-47-confiam-nos-policiais-diz-a-pesquisa-datafolha/ 51% dos brasileiros têm medo da polícia e 47% confiam nos policiais, diz a pesquisa Datafolha 2019-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar