Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre superou as expectativas

Compartilhe esta notícia:

Balanço da Feira aconteceu na manhã desta terça-feira (17). Crédito: Luis Ventura

A 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre superou as expectativas. Durante os 17 dias de evento foram comercializados cerca 445 mil exemplares, crescimentos de 11,25% em comparação ao ano anterior. No período, cerca de 1,5 milhão de pessoas circularam pela Praça da Alfândega, aumento de 7%. Os números foram divulgados pela direção da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) na manhã desta terça-feira (17).

A programação com assuntos atuais e alinhados ao tema da campanha deste ano, que propôs uma reflexão na sociedade com a ideia de que livros ajudam a pensar, os preços convidativos e o tempo seco, que predominou em grande parte do período, foram alguns dos principais fatores que contribuíram para elevar os números.

Do total deste público, o presidente da Câmara do Livro, Marco Cena acredita que a maioria esteja entre os jovens. “Foi perceptível a presença maciça desse público entre 15 e 25 anos.” A percepção reflete o cenário nacional, em que essa faixa etária tem impulsionado o mercado editorial. “Eles são economicamente ativos e acompanham seus ídolos,” avalia. Sessões de autógrafos de autores para essa faixa etária, com duração acima de 4 horas, são bons exemplos.

Este ano, a Feira do Livro contou com 113 expositores. Foram autografados 741 títulos no período entre 31 de outubro e 15 de novembro, em 631 sessões de autógrafos. 578 sessões ocorreram na Praça de Autógrafos; 53 sessões de autógrafos coletivas ocorreram no andar térreo do Memorial do RS; 1 sessão aconteceu no Teatro Carlos Urbim, com Alceu Valença no dia 1/11, às 21h. Na Área Infantil foram mais 22 sessões de autógrafos de escolas.

A programação para público adulto recebeu 15 mil pessoas e contou com um total de 258 atividades, entre encontros, oficinas, apresentações artísticas e seminários. Na Área Infantil, foram 552 turmas agendadas, além das visitas sem agendamento, que participaram das 463 atividades, desde encontros com autores, ilustradores, seminários, contações de histórias, apresentações de teatro, oficinas até exposições, entre outras.

Acessibilidade

A 61ª Feira do Livro de Porto Alegre proporcionou acesso ao universo da literatura a todo tipo de leitor. Quem não enxerga as letras com os olhos, pôde tocá-las ou ouvi-las: as histórias chegavam às pessoas com deficiência visual através de livros em braile ou audiolivros. Os que têm deficiência auditiva contavam com intérpretes de libras. Pessoas com dificuldades locomotoras podiam pegar emprestadas cadeiras de rodas; rampas de acesso também foram instaladas em toda a Praça da Alfândega. Oos serviços de acessibilidade da Feira do Livro:

• Visitas guiadas para deficientes visuais;

• Intérprete de libras para atender deficientes auditivos;

• Livros em braile e audiolivros – é possível viabilizar filmagens dos deficientes visuais interagindo com os livros.

• Os balcões de saldo esse ano já foram adequados para cadeirantes, com altura de 90cm. As abas de barracas, de livreiros e editoras, também foram adaptadas para este público;

• Paradesportistas – o RS Paradesporto, entidade mantida pelo Criança Esperança, também participou.

• Empréstimo de cadeiras de rodas;

• Os ônibus e trens da capital gaúcha destinaram bancos prioritários para o leitor da Feira. Adesivos indicativos sinalizam o espaço para o leitor.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

Livro que trata das ações militares dos primeiros judeus no Brasil será lançado em Porto Alegre
Clássicos na Pinacoteca terá recital de violino e viola com os irmãos Polycarpo
https://www.osul.com.br/61a-edicao-da-feira-do-livro-de-porto-alegre-superou-as-expectativas/ 61ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre superou as expectativas 2015-11-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar