Ícone do site Jornal O Sul

70 ANOS EM BUSCA DA PAZ

Símbolo da ONU

A 10 de janeiro de 1946, no Westminster Central Hall de Londres, delegados de 51 nações iniciaram a tarefa de buscar “um mundo de segurança e liberdade, governado pela Justiça e pela Lei Moral”, como definiu o primeiro-ministro da Inglaterra, Clement Attlee. Inaugurava-se a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O discurso de abertura coube a Eduardo Zuleta Angel, delegado da Colômbia e presidente da Comissão Preparatória da entidade. Disse acreditar no grande esforço do mundo para assegurar uma paz duradoura. Acrescentou que o desejo era ”salvar as gerações futuras da guerra, que deixa cicatrizes de profundo sofrimento”.

O ministro do Exterior da Bélgica, Paul Henry Spaak, foi eleito primeiro presidente da Assembleia Geral. A delegação brasileira, chefiada pelo embaixador Souza Dantas, tinha 14 integrantes.

A ONU foi a sucessora da Liga das Nações, organização internacional formada após a Primeira Guerra Mundial com propósitos semelhantes. Porém, não os alcançou e a eclosão da Segunda Guerra, em 1939, tornou-se prova disso.

Embora o principal objetivo fosse a manutenção da paz, a divisão entre os Estados Unidos e a União Soviética frequentemente paralisava a Organização, fazendo com que pudesse somente atuar em conflitos distantes da Guerra Fria.

A ONU possui atualmente 191 membros. É estruturada em corpos administrativos, incluindo a Assembleia Geral, os Conselhos de Segurança, de Tutela e Econômico, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Além disso, existem as agências como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Sair da versão mobile