Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Associação Brasileira de Franchising divulga pesquisa com dados do setor, que cresceu 5,2% em 2018 e continua em expansão

Compartilhe esta notícia:

Nesta semana, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou uma pesquisa que traz informações sobre o total de unidades do setor que cresceu 5,2% em 2018, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no País. O saldo positivo é que o ritmo foi mais do que o dobro da variação registrada entre os anos anteriores, 2016 e 2017. Vale destacar que o desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios, a expansão para fora das grandes capitais e a maior disponibilidade de pontos comerciais a um custo mais competitivo foram os principais fatores que alavancaram essa expansão.

O estudo indica, ainda, que a taxa de mortalidade das operações caiu. Em 2017, o índice medido foi de 5% e em 2018, baixou para 3,9%. Já em número de redes, o ano passado encerrou com um incremento de 1,1%, totalizando 2.877 marcas atuantes no mercado brasileiro de franquias. Pode-se destacar novas marcas nacionais, ou seja, grandes empresas aderindo ao sistema e a redes franqueadoras lançando novas marcas, como é o caso da Água Doce Express. Com três unidades em operação e mais duas em fase de construção, a novidade explora o conceito de alimentação rápida em porções individuais. A nova formatação traz opções adaptadas do cardápio original da rede, sem perder o sabor autêntico da culinária brasileira. Além disso, esta é uma alternativa aos que desejam abrir uma unidade da marca com um investimento menor, a partir de R$ 240 mil.

A Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias de alimentação fundada em Tupã, no interior de São Paulo, fechou 2018 com 75 unidades em operação, sendo três delas implantadas no ano passado. Além disso, a rede registrou um crescimento de 9% no faturamento e tem como projeção um aumento de 15% no faturamento em 2019. Para este ano, a franqueadora abrirá a expansão da marca Rei do Escondidinho, inspirada no prato que é referência e carro-chefe nas unidades da Água Doce: o escondidinho. Os franqueados que desejam investir nesta nova marca podem optar por diferentes modelos de negócios, como lojas voltadas às praças de alimentação de shopping centers, quiosques e food trucks.

Já o balanço do desempenho do franchising brasileiro em 2018 indicou aumento na receita de todos os 11 segmentos identificados pela ABF. O segmento de Alimentação continua sendo o mais expressivo no Brasil. No último ano registrou uma variação de 7% no faturamento de 5,9% no número de unidades. Graças aos números positivos, o Divino Fogão está com um plano de expansão que projeta a abertura de, ao menos, seis unidades em 2019. A rede tem como foco a implantação de novos pontos de operação nas regiões Sudeste e Nordeste. “Após a divulgação dos dados, estamos otimistas com a melhora do cenário econômico. Mesmo em um período difícil, como foi 2018, conseguimos fechar o ano com um aumento de 10% no faturamento da rede. Esperamos fechar 2019 com um incremento de 15% no faturamento”, revela o fundador e presidente, Reinaldo Varela.

O segmento de Moda, por sua vez, registrou um aumento de 4,9% no faturamento e 7,6% no número de unidades. Dando sequência ao sucesso da marca, que completa 70 anos de atuação em abril, a Calçados Bibi continua investimento pesado em inovação e implanta o conceito de “prateleira infinita” nas 110 unidades da rede. Trata-se de uma integração das lojas da marca com o canal de e-commerce, facilitando as vendas por ampliar o estoque e a gama de produtos disponíveis em cores e numerações variadas. Nos primeiros meses da fase de testes, a iniciativa conseguiu vendNesta semana, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou uma pesquisa que traz informações sobre o total de unidades do setor que cresceu 5,2% em 2018, com um saldo de 7.570 novas operações, totalizando 153.704 unidades de franquias ativas no País. O saldo positivo é que o ritmo foi mais do que o dobro da variação registrada entre os anos anteriores, 2016 e 2017. Vale destacar que o desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios, a expansão para fora das grandes capitais e a maior disponibilidade de pontos comerciais a um custo mais competitivo foram os principais fatores que alavancaram essa expansão.

O estudo indica, ainda, que a taxa de mortalidade das operações caiu. Em 2017, o índice medido foi de 5% e em 2018, baixou para 3,9%. Já em número de redes, o ano passado encerrou com um incremento de 1,1%, totalizando 2.877 marcas atuantes no mercado brasileiro de franquias. Pode-se destacar novas marcas nacionais, ou seja, grandes empresas aderindo ao sistema e a redes franqueadoras lançando novas marcas, como é o caso da Água Doce Express. Com três unidades em operação e mais duas em fase de construção, a novidade explora o conceito de alimentação rápida em porções individuais. A nova formatação traz opções adaptadas do cardápio original da rede, sem perder o sabor autêntico da culinária brasileira. Além disso, esta é uma alternativa aos que desejam abrir uma unidade da marca com um investimento menor, a partir de R$ 240 mil.

A Água Doce Sabores do Brasil, rede de franquias de alimentação fundada em Tupã, no interior de São Paulo, fechou 2018 com 75 unidades em operação, sendo três delas implantadas no ano passado. Além disso, a rede registrou um crescimento de 9% no faturamento e tem como projeção um aumento de 15% no faturamento em 2019. Para este ano, a franqueadora abrirá a expansão da marca Rei do Escondidinho, inspirada no prato que é referência e carro-chefe nas unidades da Água Doce: o escondidinho. Os franqueados que desejam investir nesta nova marca podem optar por diferentes modelos de negócios, como lojas voltadas às praças de alimentação de shopping centers, quiosques e food trucks.

Já o balanço do desempenho do franchising brasileiro em 2018 indicou aumento na receita de todos os 11 segmentos identificados pela ABF. O segmento de Alimentação continua sendo o mais expressivo no Brasil. No último ano registrou uma variação de 7% no faturamento de 5,9% no número de unidades. Graças aos números positivos, o Divino Fogão está com um plano de expansão que projeta a abertura de, ao menos, seis unidades em 2019. A rede tem como foco a implantação de novos pontos de operação nas regiões Sudeste e Nordeste. “Após a divulgação dos dados, estamos otimistas com a melhora do cenário econômico. Mesmo em um período difícil, como foi 2018, conseguimos fechar o ano com um aumento de 10% no faturamento da rede. Esperamos fechar 2019 com um incremento de 15% no faturamento”, revela o fundador e presidente, Reinaldo Varela.

O segmento de Moda, por sua vez, registrou um aumento de 4,9% no faturamento e 7,6% no número de unidades. Dando sequência ao sucesso da marca, que completa 70 anos de atuação em abril, a Calçados Bibi continua investimento pesado em inovação e implanta o conceito de “prateleira infinita” nas 110 unidades da rede. Trata-se de uma integração das lojas da marca com o canal de e-commerce, facilitando as vendas por ampliar o estoque e a gama de produtos disponíveis em cores e numerações variadas. Nos primeiros meses da fase de testes, a iniciativa conseguiu vender mais de 500 pares. Por meio dessa e de outras inovações, a Bibi planeja fechar 2019 com um crescimento de 20% no faturamento da rede de franquias.

Já o segmento de Limpeza e Conservação também cresceu 2,4% no faturamento e 5,2% no número de unidades. Destaque no setor, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, fechou o ano de 2018 com 448 unidades em operação, sendo que 16 delas foram abertas em 2018, além de registrar um aumento de 8,4% no faturamento e de 1% no volume de peças limpas nas lavanderias da rede. A marca continua investindo de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. Para 2019, são esperadas 40 novas lojas e o lançamento de outros modelos de negócios, como lockers, quiosques e máquinas de autosserviço.er mais de 500 pares. Por meio dessa e de outras inovações, a Bibi planeja fechar 2019 com um crescimento de 20% no faturamento da rede de franquias.

Já o segmento de Limpeza e Conservação também cresceu 2,4% no faturamento e 5,2% no número de unidades. Destaque no setor, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, fechou o ano de 2018 com 448 unidades em operação, sendo que 16 delas foram abertas em 2018, além de registrar um aumento de 8,4% no faturamento e de 1% no volume de peças limpas nas lavanderias da rede. A marca continua investindo de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. Para 2019, são esperadas 40 novas lojas e o lançamento de outros modelos de negócios, como lockers, quiosques e máquinas de autosserviço.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Almoço de Ideias da CICS Canoas recebe Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Jr. Primeiro encontro em 2019 acontece nesta quinta-feira (28), na sede da entidade
Lojistas das praias gaúchas podem aproveitar o Carnaval para impulsionarem suas vendas
https://www.osul.com.br/709872-2/ Associação Brasileira de Franchising divulga pesquisa com dados do setor, que cresceu 5,2% em 2018 e continua em expansão 2019-02-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar