Sábado, 05 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Senado aprova empréstimo de bancos públicos para empresas com débitos

Compartilhe esta notícia:

O projeto vai ser analisado pela Câmara.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Lei de Diretrizes Orçamentárias traz prioridades do governo e dados como a previsão do salário mínimo, que deve ser de R$ 1.088. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Senado aprovou nesta quinta-feira (19) o Projeto de Lei 4.528/2020, que dispensa as empresas de apresentarem certidões negativas na hora de pedir empréstimo a bancos públicos. A medida visa facilitar o acesso ao crédito em um período de crise econômica.

O projeto traz normas no sentido de auxiliar empresas a pagarem dívidas trabalhistas, quitar salários, entre outros gastos, neste período em que a pandemia do Covid-19 reduziu as receitas de várias empresas no País. O projeto vai ser analisado pela Câmara.

O texto suspende até 31 de dezembro deste ano, ou enquanto perdurar o estado de calamidade pública no País, a exigência de certidões de regularidade da Justiça Federal; de certidões negativas de débitos com o FGTS; de certidões negativas de inscrição de dívida ativa da União; de consulta ao Cadastro Cadin (Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal); dentre outros documentos.

“As medidas propostas visam a desburocratizar o acesso ao crédito de bancos públicos, ao suspender, durante o período de calamidade pública resultante da pandemia do novo coronavírus, a exigência de certidões negativas de débitos tributários, em momento em que muitas empresas enfrentam dificuldades financeiras e o acesso ao crédito é essencial para permitir a sobrevivência desses empreendimentos”, afirmou o relator do projeto, Plínio Valério (PSDB-AM), em seu parecer.

Segundo o senador, a facilitação na tomada do empréstimo poderá ajudar as empresas a readquirirem fôlego financeiro suficiente para, além de manter as portas abertas e os funcionários empregados, regularizar os débitos, inclusive tributários, que elas possam ter.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O Ministério da Saúde diz que não tem dados consistentes para avaliar se o coronavírus voltou a aumentar no País
Donald Trump convoca deputados de Michigan para tentar convencê-los a mudar resultados das urnas
https://www.osul.com.br/senado-aprova-emprestimo-de-bancos-publicos-para-empresas-com-debitos/ Senado aprova empréstimo de bancos públicos para empresas com débitos 2020-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar