Quarta-feira, 15 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Líder da Frente Parlamentar da Agropecuária, o gaúcho Moreira anuncia apoio ao candidato anti-Bolsonaro na Câmara

Compartilhe esta notícia:

Parlamentar gaúcho (foto) aderiu a Baleia Rossi para o comando da Casa. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Presidente do MDB gaúcho e líder da Frente Parlamentar do Agropecuária, o deputado federal Alceu Moreira anunciou apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), candidato da Frente Anti-Bolsonaro à presidência da Câmara, em um movimento articulado pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e pelo PT.

Moreira convidou Rossi a visitar o Rio Grande do Sul, para reunir-se com deputados federais que darão apoio à sua candidatura. Na visita que fez nesta segunda-feira a Santa Catarina, Baleia não foi bem sucedido: conseguiu reunir quatro dos 16 deputados da bancada federal.

Compromisso pró-impeachment de Bolsonaro

Pressionado pelo PT, Baleia Rossi admitiu que colocará em pauta, caso eleito, os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro que forem protocolados na Casa. A declaração de Rossi foi uma exigência imposta por José Dirceu para o PT manter seu apoio à candidatura.

Na sua conta do Twitter, Rossi disse: “Falei com a presidente Gleisi (PT) agora pouco. Ressaltei que vou honrar cada compromisso firmado com os partidos de oposição, o que inclui usar todos instrumentos constitucionais em defesa da democracia.”

No Senado, PT decide apoiar candidato de Bolsonaro

Pragmáticos, os seis senadores do PT anunciaram apoio ao mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) para a presidência do Senado. O detalhe é que Pacheco é apoiado também por Bolsonaro. A justificativa dos senadores do PT: o compromisso de Bolsonaro é com Davi Alcolumbre, não com Pacheco.

Continua mistério sobre eficácia da vacina chinesa

O governador paulista João Doria anunciou que finalmente fará, nesta terça-feira, a revelação sobre o percentual de eficácia da vacina chinesa Coronavac que, como se sabe, não está sendo aplicada pela própria China. Uma pista foi dada ontem na Indonésia, que autorizou o uso emergencial da Coronavac. O país indicou que a eficiência da vacina é de 63,5%.

A saída da Ford do Brasil

Há quem, contagiado pela ideologia, comemore a decisão da Ford de encerrar sua produção de veículos no Brasil, iniciada em 1919.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veiculos Automotores) avaliou que “isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o custo-Brasil”. Existe, porém, todo um contexto envolvido na decisão.

O empresário Winston Ling conseguiu focar com precisão este contexto:

“Culpa da mentalidade anticapitalista (tanto da esquerda como da direita) brasileira. Raiva do lucro, xenofobia e preconceito contra estrangeiros, inveja dos bem sucedidos, medo da liberdade, amor ao Estado paternalista, mania de vomitar regra, leis, regulamentações para tudo, democracia sem limites, injustiça, tudo isso aumenta o custo-Brasil, mata as empresas, afugenta quem produz valor”.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
12 de janeiro de 2021 09:07

Depois nos Gauchos Falamos ?
Nordestino Não Sabe Votar?

Jorge Schröder
12 de janeiro de 2021 12:44

Sobre o lider ruralista…acho que vai deixar de ser lider( seus pares não aprovaram sua atitude) Sobre a Ford, já estava previsto Mundialmente esta atitude; vão se dedicar a camionetes e veiculos caros, estão perdendo espaço para os asiáticos e veiculos populares, nada haver com politica…é grana mesmo.

Anderson Cardoso
13 de janeiro de 2021 01:05

O que foi feito com o terreno da ford em Guaíba.? o PT fez uma plantaçao de alfafa…Brito bancou a GM…..

Cláudio Cardoso da Cunha
12 de janeiro de 2021 16:08

Tu certamente nunca ouviu falar de custo de transação, se tivesse noção saberia que subsídios eram necessário para diminuir custos

Fernando Aze
12 de janeiro de 2021 13:34

Simples: às vezes é e às vezes não.

Andre Nanquim
12 de janeiro de 2021 13:20

Quando a Ford se retira do país alguns dizem que não é por questões politicas. Estes mesmos provavelmente criticaram Olívio Dutra quando recusou as condições fiscais indignas que a Ford cobrava para se instalar no RS. Afinal, porque às vezes a política é questão e às vezes não?

Cláudio Cardoso da Cunha
12 de janeiro de 2021 16:09

PMDB é só negócio

Leandro Cordova
12 de janeiro de 2021 15:45

A decisão é do MDB e se assim o está fazendo e já teve recente ligação pra 8 anos para com o PT tendo parceria com a Dilma, é sinal de que não foi ao acaso o todo entre esses dois partidos lembrando que cá em 2010 Tarso Genro foi eleito em 1° turno mostrando a força da esquerda já que Yeda PSDB fizera um bom governo antes e não teve vez para com a gauchada!
Vale a reflexão acerca do todo e nada é ao acaso, percebam.

Marcelo Pires
12 de janeiro de 2021 16:13

Parabéns ao deputado Alceu Moreira.

Adroaldo Mousquer
12 de janeiro de 2021 19:48

Quem está presidente é o Bolsonaro. Mas não vai faltar quem acuse o Lula. Se for da direita, é boa pessoa, amigo do Bolsonaro; se for de esquerda, não presta, é contra o “chefe”. Só falta o bigodinho.

Joel Robinson
12 de janeiro de 2021 20:58

Go Trump…te manda Bolsonerus Infectus

Ildefonso Pavan
12 de janeiro de 2021 21:00

Esse sr antibolsonarista quer assistir novamente as invasões de propriedades, massacres de animais , destruição de plantações e a
sua própria fazenda se é que ele tem alguma ! Que vergonha voltar ao passado !

Denise Goulart de Munhós
13 de janeiro de 2021 00:36

A Ford e outras montadoras que têm produção de veículos no Brasil têm também os veículos mais caros. Com certeza vêm perdendo espaço para as montadoras asiáticas. O senhor Olivio Dutra até hoje é criticado por outrora deixar a Ford ir embora ou não se instalar no RS, porém, se isso depender de subsídios exorbitantes e pouco ou nenhum retorno para os contribuintes, que se vá! Nos dias atuais é grande o número de montadoras de veículos. Já se foi o tempo em que só tínhamos Ford, VW, Fiat, Renoult.

Anderson Cardoso
13 de janeiro de 2021 01:01

Depois de mamar nos cofres da naçao com subsídios graciosos….guspiram no prato que comeram

Leão
Voto impresso
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x