Segunda-feira, 25 de maio de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Acordo prevê estudo de viabilidade para trem ultra-rápido no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Veículo que opera por cápsulas já é alvo de estudo de viabilidade no Estado. (Foto: Arquivo/O Sul)

O Rio Grande do Sul poderá contar, no futuro, com um sistema de transporte de passageiros e cargas por trens-cápsulas de altíssima velocidade. É o que prevê um acordo assinado, nesta terça-feira (19), entre o governo do Estado e a empresa norte-americana de tecnologia HyperloopTT, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para estudo inicial de viabilidade entre Porto Alegre e a Serra Gaúcha.

Considerada a mais inovadora em desenvolvimento no setor, a modalidade pode alcançar 1,2 mil km/h. E não se trata apenas de velocidade, já que o sistema promete conforto e segurança superiores ao dos atuais aviões.

Segundo a HyperloopTT, uma das vantagens do sistema é ser viável comercialmente, não dependendo de recursos públicos para se manter. Além disso, é uma maneira sustentável do ponto de vista ambiental de avançar em sistemas de transporte.

Além do estudo de viabilidade técnica da rota, o acordo prevê a análise das condições ambientais, socioeconômicas e financeiras, como retorno de investimento que um projeto desta dimensão possibilita.

A pesquisa também avaliará aspectos operacionais e estruturais para criar um sistema de transporte Hyperloop ao longo da rota entre Porto Alegre e a Serra. Avaliará localizações para grandes estruturas, possíveis restrições para o alinhamento do sistema e a integração do sistema de cápsulas com a estrutura de transporte já existente, dentre outras questões.

Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e técnicos em 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários. Seu modelo de negócios pioneiro vem sendo estudado em universidades de ponta como Harvard.

O Centro Europeu de P&D da HyperloopTT no Aerospace Valley em Toulouse, França, é o local de testes do primeiro e único sistema completo de cápsula de passageiros do mundo.

Em 2019, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo abrangente de viabilidade analisando um sistema de hyperloop, que constatou que o sistema é econômica e tecnicamente viável e que gerará lucro sem exigir subsídios governamentais.

Com sedes em Los Angeles (EUA) e Toulouse (França), a HyperloopTT tem escritórios em Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Bratislava (Eslováquia), Barcelona (Espanha) e São Paulo.

Até agora, a HyperloopTT já assinou acordos nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia, Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia.

Manifestações

Conforme o fundador e presidente da HyperloopTT, Dirk Alhborn, o estudo demonstrará que o sistema é sustentável, tanto do ponto-de-vista econômico quanto ambiental. Ele prevê que a iniciativa suprirá uma demanda considerável, no Brasil, por transporte de qualidade, em altíssima velocidade. “É uma satisfação enorme termos o governo do Rio Grande do Sul como parceiro nessa iniciativa”, acrescentou.

O governador Eduardo Leite, por sua vez, complementou: “O acordo de hoje pode ser considerado bastante futurista, mas cogitamos analisar viabilidade do projeto e, assim, lançar a primeira ideia para que, quem sabe logo adiante, possamos confirmar as condições de viabilizar o hyperloop, uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável”.

Quem também destacou a relevância do projeto foi o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb: “Esse acordo é uma oportunidade de avaliarmos, através da UFRGS e da empresa, uma das tecnologias de potencial impacto global no setor de transportes para as demandas da sociedade gaúcha, possibilitando benefícios em diversas áreas”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Batalhão de Polícia Militar de Osório doa mais de 500 mechas de cabelo para entidades ligadas ao tratamento de câncer
Glória Crystal abre o Projeto Conversações no Mês da Visibilidade Trans na Casa de Cultura Mario Quintana
Pode te interessar