Terça-feira, 15 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2021
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o Evenity (romosozumabe), o primeiro e único construtor ósseo com efeito duplo: evita perda da massa óssea, além de regenerar as partes já comprometidas pela osteoporose.
O medicamento é indicado para o tratamento em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura ou pacientes que falharam ou são intolerantes a outras terapias disponíveis. O medicamento demonstrou em estudos que reduz rapidamente o risco de fratura e constrói um novo osso com 12 meses de terapia.
No Brasil, a doença atinge cerca 10 milhões de pessoas e tende a se agravar ao longo dos próximos anos com o envelhecimento da população.
A osteoporose é conhecida por acometer principalmente idosos, mas as mulheres em menopausa, pacientes de alto risco (com fratura prévia, histórico familiar de fratura de quadril e pacientes com quedas frequentes) também são afetados e descobrem a doença após a primeira fratura.
“Esse tratamento é uma ótima oportunidade para solucionar esse problema da saúde pública. Pacientes que já foram expostos à primeira fratura têm um risco maior de sofrer quebras secundárias. Com o novo medicamento é possível optar por um tratamento que, além de regenerar os ossos, previne novas ocorrências”, afirma o ginecologista Ben-Hur Albergaria, vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose.
Qual é a causa da osteoporose?
A osteoporose decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto e está relacionada a maior risco de fraturas, principalmente na coluna, quadril e punho. Há uma grande influência genética, afetando muito mais as mulheres do que os homens.
Quem tem osteoporose sente muita dor?
A osteoporose geralmente não dói, a menos que haja um osso quebrado por causa dela. Apesar de nem sempre serem dolorosas, as fraturas de vértebras são a causa mais comum de dor prolongada na osteoporose
Quando a osteoporose é grave?
A osteoporose é uma doença silenciosa, isto é, raramente apresenta sintomas antes que aconteça sua consequência mais grave, isto é, uma fratura óssea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar as fraturas.
Qual o melhor exercício para quem tem osteoporose?
Exercícios com suporte de peso do próprio corpo, como extensão isométrica do tronco (diminuição do risco de fraturas vertebrais), exercícios em cadeia cinética aberta (diminuição do risco de fraturas no colo femoral) e aeróbicos com baixo impacto costumam ser os mais indicados.
O que fazer para aumentar a massa óssea?
Listamos alguns: Faça musculação. O treinamento de força pode aumentar a densidade mineral óssea e reduzir a inflamação; Coma mais vegetais; Coma alimentos ricos em vitaminas D e K; Mantenha um peso saudável; Evite uma dieta de baixa caloria; Coma mais proteína; Consuma alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3; Pare de fumar.