Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A venda de anticoncepcionais aumentou 6% em 2020

Compartilhe esta notícia:

Pandemia fez muitos casais adiarem o plano da gravidez. (Foto: Reprodução)

A venda de anticoncepcionais aumentou 6% em 2020, na comparação com o ano anterior. O dado é da InterPlayers, hub da área de saúde e bem-estar. A avaliação é que a pandemia adiou o plano de gravidez de muitos casais, diante do cenário de incerteza, desemprego e insegurança de ter de frequentar hospitais durante a crise sanitária.

A alta de vendas começou juntamente com a pandemia. Em fevereiro do ano passado, último mês sem isolamento no Brasil, as vendas registravam queda de 3%, em relação ao mesmo mês de 2019. Em março, mês em que começou o isolamento, a alta foi de 14%. Em novembro, a oscilação positiva foi de 17%.

Gravidez na pandemia

Desde o início da pandemia em março de 2020, 2,3 milhões de crianças nasceram no Brasil. O coronavírus impactou na maneira como as mulheres estão lidando com a gravidez, já que a doença traz muitas dúvidas, inseguranças e requer novos cuidados. Por exemplo, as tradições que antecedem o nascimento, como o chá de bebê ou o chá de fraldas, tiveram de ser canceladas.

A doula e psicóloga Thais Escudeiro Scicchitano engravidou durante a pandemia, além de todas as mudanças que a pandemia impôs a este momento, ela testou positivo para a covid-19 no final da gestação.

“Fizeram a tomografia e aí veio a surpresa: eu estava de 25 a 50% do pulmão tomado. E aí, é direto UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já começaram com todos os cuidados, me colocaram na cama – ‘Você não levanta mais. Nós vamos aumentar o oxigênio. Vamos fazer ultrassom para ver como está a sua bebê porque acho que ela vai ter que nascer hoje’ – Nessa hora, passou [pela minha cabeça]: Salva a minha filha”, relata. Só após quinze dias internada na UTI e inconsciente, Thais pode conhecer a filha Isabela.

Os protocolos de segurança em hospitais e maternidades foram todos modificados. As tradicionais visitas de parentes e amigos, por exemplo, estão proibidas. Durante todo o período de internação, a paciente só pode receber um acompanhante.

“Todo o fluxo da maternidade foi duplicado. Então, atualmente, a gente tem um pronto-socorro específico para gestantes que vêm com quadros relacionados à maternidade, trabalho de parto, e as queixas normais durante o processo de gestação daquelas gestantes que vêm com quadros respiratórios”, explica a coordenadora de obstetrícia do Hospital Sepaco, Lisandra Stein Bernardes.

Não existe nenhuma obrigação legal exigindo o afastamento da trabalhadora gestante durante o período da pandemia da covid-19. Apesar disso, tem-se encontrado defensores dessa posição, como é o caso de recente Nota Técnica emitida por um grupo de procuradores do Ministério Público do Trabalho.

Nela, os procuradores signatários defendem que, neste período de pandemia, as empregadas gestantes deveriam ser retiradas do trabalho presencial e, sempre que possível, deveriam realizar seu trabalho em regime de home office.

Além disso, se não for possível o regime de trabalho à distância, recomendam a adoção de plano de contingenciamento. Por exemplo, designando-as para outros setores de menor risco de contágio e efetuando rodízio de escalas de jornada e horários de trabalho que permitam o deslocamento por transporte público fora dos horários de maior movimento.

Tais recomendações são justificadas pela instituição, principalmente, em função de estudo que demonstra que no Brasil as gestantes morrem mais por covid-19 do que em outros países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Juíza da Operação Lava-Jato foi repreendida por um desembargador por causa de “cópia” em sentença
Acervo da Operação Lava-Jato em Curitiba coloca políticos e empresários na mira de procuradores
https://www.osul.com.br/a-venda-de-anticoncepcionais-aumentou-6-em-2020/ A venda de anticoncepcionais aumentou 6% em 2020 2021-02-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar