Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 27 de fevereiro de 2021
Serviço evita descarte irregular de resíduos e alagamentos por obstrução de arroios e bocas de lobo.
Foto: Cristine Rochol/PMPAO projeto Bota-Fora, promovido pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), vai atender as comunidades do Loteamento Cavalhada (Cavalhada) e da Quinta do Portal (Lomba do Pinheiro) neste sábado (27). O serviço auxilia no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Isso evita que resíduos descartados de maneira inadequada nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, causando alagamentos. O projeto também atende comunidades em vulnerabilidade social. Serão beneficiadas mais de 200 locais.
“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos façam o descarte correto de materiais e resíduos que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com foco na zeladoria da cidade”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
Além do Bota-Fora, o descarte de eletrodomésticos e materiais volumosos pode ser feito também, gratuitamente, em uma das UDC (Unidades de Destino Certo) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos, e estão estrategicamente distribuídas pela cidade.
O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, destaca que outras opções para descarte serão otimizadas. “Também estamos estudando alternativas para ampliação dos Ecopontos e a implantação de unidades itinerantes”, informa.