Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Shopping e lojas são interditados em Santa Catarina para frear o coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Matriz de risco da Covid-19 mostra todas as regiões em nível gravíssimo em SC. (Foto: Reprodução/Governo de Santa Catarina)

Um shopping, lojas e casas noturnas foram interditados pela fiscalização feita na Grande Florianópolis e em Joinville, no Norte do estado, para tentar garantir o cumprimento do decreto estadual que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais entre 23h de sexta (26 de fevereiro) e 6h desta segunda (1°). O objetivo da medida é tentar conter o contágio da Covid-19.

Em São José, cidade vizinha à capital, um shopping e quatro lojas de departamento foram interditados na manhã do sábado (27) e quatro casas noturnas, na noite de sexta. O diretor do Procon da cidade, Wallace Souza, afirmou que, por causa das interdições, esses estabelecimentos não poderão abrir por sete dias.

A assessoria do Continente Shopping informou que está cumprindo o decreto, que o shopping permanece fechado ao público, com apenas as operações de alimentação.

Na capital, nas primeiras horas da manhã, poucas pessoas circularam nos espaços públicos, como o Parque Hercílio Luz. E quem se arriscou foi orientado pela Polícia Militar a voltar pra casa. Nas praias, também ocorre fiscalização da polícia e da Guarda Municipal.

Banhistas foram flagrados desrespeitando o decreto em Jurerê e Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O documento proíbe a concentração, a circulação e a permanência de pessoas nas praias. Os bombeiros também atuaram na fiscalização passando pela areia em quadricilos e usando um megafone para orientar os banhistas sobre as medidas sanitárias.

A Guarda Municipal de Florianópolis também esteve em um hotel no Norte da Ilha, onde os hóspedes usavam a piscina da área comum, o que está proibido. Antes mesmo da chegada dos guardas, as pessoas saíram. A piscina foi interditada. A Guarda Municipal afirmou que um procedimento administrativo será aberto.

A PM também esteve em uma loja de departamentos que estava aberta, e orientou os funcionários a fecharem. A assessoria da Havan informou que a loja estava funcionando apenas para recebimento e entregas.

“A gente orienta essas lojas de departamento a se manterem fechadas. É um grande número de funcionários, existe uma provocação de uma clientela vir a esses locais não para comprar alimentos, e sim, outros itens que não são essenciais e básicos para o ser humano. Então a gente vem nesses locais e acaba notificando. Se tiver algum descumprimento rigoroso depois dessa notificação, acaba sendo interditado”, explicou o comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima.

Um dos principais pontos turísticos, o Mercado Público, abriu para a venda de peixes e outros alimentos. Mas os bares e restaurantes ficaram fechados. Nas ruas do Centro, apenas serviços essenciais, como farmácias, funcionaram.

Joinville

A Polícia Militar não informou locais de fiscalização pela manhã, mas disse que as equipes estão nas ruas. Até a noite de sexta (26), foram:

– 6 estabelecimentos interditados;

– 12 notificados;

– 45 vistoriados;

– 37 veículos abordados;

– 591 pessoas abordadas;

– 6 boletins de ocorrência, dois por tráficos de drogas e um por jogo do bicho.

A ação continua por toda a cidade por tempo indeterminado, para além do fim de semana, segundo a Polícia Militar. São mais de 100 profissionais e 46 viaturas atuando em todos os bairros.

Ainda na sexta (26), a prefeitura se pronunciou sobre um aumento considerável de infectados nas últimas horas e informou que o gabinete de crise. Os comitês estão acompanhando em tempo real o crescimento da procura por atendimentos na cidade. Joinville está com mais de 12,5 mil pacientes em tratamento com Covid-19 e já soma 697 mortes.

Santa Catarina voltou a ter todas as 16 regiões de saúde em risco gravíssimo para a Covid-19, segundo a matriz divulgada pelo governo do estado na manhã do sábado (27). A situação piorou em relação à semana passada, quando havia 15 áreas em nível gravíssimo. A mudança ocorreu na região Carbonífera, que agora passou para o risco máximo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Presidente da Câmara dos Deputados chama os governadores para discutir a pandemia
O país vacina só 48% dos idosos acima de 90 anos
https://www.osul.com.br/shopping-e-lojas-sao-interditados-em-santa-catarina-para-frear-o-coronavirus/ Shopping e lojas são interditados em Santa Catarina para frear o coronavírus 2021-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar