Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 31 de março de 2021
O Projeto de Lei que tramitou durante nove meses foi aprovado pela Assembleia Legislativa e reconhece a atividade física e o ensino infantil e fundamental como essenciais no Rio Grande do Sul. Isso permite a reabertura dos centros de atividade física com as regras de distanciamento na bandeira preta.
Tanto o ensino infantil quanto a prática de exercícios físicos já eram considerados prioritários pelo governo. Os estabelecimentos estão autorizados a operar, com restrições, inclusive na bandeira preta, que é o nível mais rigoroso previsto no modelo de distanciamento controlado. Já o ensino infantil e fundamental seguem suspensos. O protocolo estadual permite atendimento individual com todos os cuidados de distanciamento social para evitar o contágio em academias e similares.
“Os nossos protocolos são os mais seguros do mercado porque são os mais rígidos. Além de ter o básico como o álcool em gel, o tapete sanitizante, o distanciamento, a gente tem a limpeza dos aparelhos, antes e depois. Chega até ser exagerado, porque o aluno sai da máquina e ela é limpa, e quando o outro aluno vai entrar, ele limpa de novo”, contou o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul, Alessandro Gamboa.
Para a categoria, o retorno da atividade física é essencial para a saúde da população em meio aos desafios da pandemia. “Todo mundo já conhece alguns benefícios do exercício que é diminuir a pressão arterial, controlar a taxa de glicemia, diminuir o colesterol e os triglicerídios. A gente tem que lembrar também, que o exercício controla o nosso estresse, ansiedade e depressão, isso é bastante fundamental em tempos de pandemia”, relembrou a educadora física, Bianca Maccari.
Um novo decreto deve ser feito pelo governo nos próximos dias com novas regras para continuar mantendo as atividades físicas ativas no estado.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul