Terça-feira, 20 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Substância que dá picância à pimenta atua no emagrecimento

Compartilhe esta notícia:

Pimenta é fonte de capsaicina, componente que auxilia em dietas para perda de peso e na conquista de mais saúde e qualidade de vida. (Foto: Reprodução)

A capsaicina é o composto bioativo responsável pela propriedade picante das pimentas. A sensação de “calor” que sentimos decorre do estímulo dos receptores de dor localizados na boca e sua potência é medida em SHUs (Scoville Heat Units) – por isso vemos essa sigla nos suplementos que contém capsaicina em sua composição.

Muitos suplementos nutricionais agregam a capsaicina à lista de ingredientes devido a alguma de suas propriedades e benefícios: Termogênica, que auxiliaria na perda de peso; Aumento da queima de gordura, especialmente a abdominal; Diminuição do apetite; Antioxidante.

Apesar de existirem estudos atestando todas essas propriedades, não existe milagre. O aumento na taxa de metabolismo (consumo de oxigênio) proporcionado pela suplementação diária de capsaicina resulta num aumento do gasto calórico de aproximadamente 50 calorias por dia. O efeito é muito pequeno, ou seja, não podemos delegar nossa perda de peso apenas à suplementação com capsaicina.

Por outro lado, seus efeitos antioxidantes auxiliam no combate à inflamação crônica, o que pode contribuir para a diminuição do risco para doenças como câncer, derrame, doenças autoimune, doenças cardíacas etc. Dados de uma pesquisa bastante interessante chamada National Health and Nutritional Examination Survey (NHANES) associam o consumo de pimenta ao risco reduzido de morte precoce e os autores relacionam esse efeito ao alto poder antioxidante da capsaicina.

Com todos os benefícios associados, podemos perceber que a capsaicina é um componente bastante interessante para ser incluído no consumo diário para auxiliar em dietas para perda de peso e também para nos ajudar a conquistar mais saúde e qualidade de vida.

Queimação diminui

E para aqueles que se interessam em incluir ou aumentar o consumo de pimenta no dia-a-dia, mas não toleram a picância, saibam que a sensação de queimação diminui com o consumo mais frequente, pois os receptores de dor se adaptam gradativamente. Se ainda assim não tolerarem pimenta de jeito nenhum, existem os suplementos em cápsula.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Ministério da Saúde negocia a compra de mais 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra o coronavírus
O Imperial College diz que a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil se mantém alta, em 1,06
https://www.osul.com.br/substancia-que-da-picancia-a-pimenta-atua-no-emagrecimento/ Substância que dá picância à pimenta atua no emagrecimento 2021-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar