Quarta-feira, 28 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Obras de Van Gogh ganham vida em exposição na reabertura de Nova York

Compartilhe esta notícia:

A exposição usa tecnologia para combinar arte e música em uma experiência imersiva. (Foto: Reprodução)

As obras-primas de Vincent van Gogh ganham vida em uma exposição arrebatadora intitulada Van Gogh Imersivo no Píer 36, uma instalação de 21 mil metros quadrados localizada no Lower East Side de Manhattan, em Nova York (EUA).

Na quarta-feira (26), jornalistas presentes a uma pré-estreia munidos de capacetes desfrutaram de um espetáculo visual enquanto as obras de Van Gogh flutuavam, giravam e se transformavam – algumas, como Iris e Noite Estrelada Sobre o Reno, desabrochavam e ondulavam diante dos olhos dos visitantes.

Criada pelo coreógrafo Massimiliano Siccardi, dirigida por David Korins e com trilha sonora de Luca Longobardi, a exposição usa tecnologia para combinar arte e música em uma experiência imersiva.

“Até vi pessoas rompendo em lágrimas por ficarem tão, tão comovidas com toda esta compilação de música e visual”, disse a coprodutora da mostra, Maria Shclover. “É magico. Realmente, tem a ver com a vida de Van Gogh, como ele vivenciava a arte e os ambientes ao seu redor.”

Como Nova York suspendeu a maioria das restrições do coronavírus ao público em locais comerciais, Shclover disse que Van Gogh é o artista perfeito para levar os visitantes dos tempos sombrios da pandemia à normalidade.

“Todos nós atravessamos a pandemia, e este artista foi escolhido para mostrar seus sentimentos e sua solidão, mas também para mostrar seus arredores e sentimentos maravilhosos e brilhantes de girassóis ao redor de você”, disse ela. Van Gogh Imersivo abre para o público no dia 10 de junho.

Leilão

Em março deste ano, uma das poucas telas de Van Gogh ainda em mãos privadas e pertencente ao seu período parisiense foi vendida por 13 milhões de euros (R$ 93 milhões) durante um leilão de obras impressionistas e modernistas em Paris, anunciou a casa Sotheby’s.

Cena de Rua em Montmartre foi pintada por Van Gogh em 1887, durante sua curta estada em Paris. Vendida virtualmente na capital francesa, tinha um preço estimado entre 5 e 8 milhões de euros (5,9 e 9,4 milhões de dólares), e o preço final é um recorde na França.

A tela mostra um casal caminhando e duas crianças brincando, tendo ao fundo o Moulin à Poivre, um emblemático moinho de vento transformado em salão de dança na época.

É a primeira vez que a obra, que permite perceber a virada de Van Gogh para o impressionismo ao reforçar o caráter das cores, é mostrada em público desde que foi adquirida há um século por uma família francesa, cuja identidade permaneceu oculta.

Até recentemente, a pintura só era conhecida por meio de fotografias em preto e branco contidas em catálogos.

“A venda desta magnífica tela em ambiente virtual faz parte destes momentos mágicos que podem ser vividos numa casa de leilões”, afirmaram em comunicado responsáveis pela venda da Sotheby’s, que organizou este leilão de obras impressionistas e modernas.

“É um testemunho sobre (o bairro parisiense) Montmartre no final do século 19”, ressaltou Aurélie Vandevoorde, comissária de vendas. As informações são das agências de notícias Reuters e AFP.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

OMS prepara nova investigação sobre origem do coronavírus
Japão amplia estado de emergência até um mês antes do início dos Jogos Olímpicos
https://www.osul.com.br/obras-de-van-gogh-ganham-vida-em-exposicao-na-reabertura-de-nova-york/ Obras de Van Gogh ganham vida em exposição na reabertura de Nova York 2021-05-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar