Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2015
Como já era previsto, o Rio Grande do Sul teve as contas bloqueadas na quinta-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional devido ao não pagamento da parcela da dívida com a União referente a setembro. O Executivo gaúcho deveria ter repassado 266,6 milhões de reais ao governo federal na quarta-feira, último dia útil do mês, mas priorizou o pagamento integral da folha do funcionalismo estadual e desta forma ficou mais uma vez inadimplente com a União.
O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, ressaltou que o não pagamento se dá “por absoluta falta de dinheiro” para cumprir todos os compromissos existentes. Os atrasos no serviço da dívida vêm ocorrendo desde abril. Nos últimos dois meses, o governo federal já bloqueou as contas do Estado até o ingresso das receitas cobrir o valor da parcela pendente.
A expectativa do Executivo gaúcho é de que o bloqueio termine no dia 10 deste mês, quando entram no cofre estadual os recursos relativos à arrecadação de ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços).
Segundo Feltes, em setembro, a crise financeira do RS teve um alívio momentâneo, que permitiu o pagamento em dia dos servidores, por causa da aprovação na Assembleia Legislativa do projeto que amplia o limite dos saques de depósitos judiciais de 85% para 95%.