Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro da Saúde diz que “é preciso tranquilizar a população para enfrentar a crise sanitária”

Compartilhe esta notícia:

Ministro da Saúde anunciou visita ao agreste de Pernambuco devido a pressão no sistema de saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo Queiroga, o Brasil já tem estruturada e planejada como será a campanha nacional que dará continuação a imunização em 2022. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Diante de um possível aumento do número de casos e mortes pela covid-19, nas próximas semanas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que o País concilie “a saúde com a retomada da economia”. Em discurso na cidade de Iguape, no interior de São Paulo, o ministro afirmou ser preciso “tranquilizar a população brasileira para que ela possa conosco enfrentar esse desafio sanitário”.

A fala de Queiroga ocorre no momento em que alguns estados brasileiros sentem os primeiros sinais de recrudescimento da pandemia. O próprio ministro afirmou, nesta semana, não descartar uma uma “terceira onda” da doença, embora não tenha havido queda expressiva dos indicadores desde o pico de abril.

Um dos locais a ser visitado pelo ministro é Pernambuco, estado com de 90% dos leitos de UTI ocupados hoje por pacientes com covid-19. Queiroga está a caminho do estado nordestino neste sábado.

“Vou para o Recife e vou visitar a região do agreste pernambucano, que teve um aumento de casos uma pressão sob o sistema de saúde, e nós vamos levar concentradores de oxigênio para socorrer aquela região”, explicou.

O estado de Pernambuco e outras duas unidades da federação foram alvos de um recurso do presidente Jair Bolsonaro, no STF (Supremo Tribunal Federal), contra as medidas de restrição de mobilidade visando reduzir a curva de contágio.

Na ação proposta pela AGU (Advocacia-Geral da União), o governo sustenta que Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná impuseram regras que ferem “preceitos constitucionais inafastáveis”.

Em audiência pública na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (26), Queiroga falou sobre a “preocupação” com a terceira onda e associou um eventual aumento de casos à flexibilização de medidas impostas por prefeitos e governadores para conter o avanço do vírus.

“A terceira onda é uma preocupação, assistimos agora a uma redução da tendência de queda de óbitos. Isso pode ser resultado da flexibilização das medidas de bloqueio. Quando abre, naturalmente, surgem novos casos. Se essa tendência é desmesurada, vai ter uma nova pressão ao sistema de saúde, que posteriormente se reflete em óbitos. Mas também pode ser fruto de uma variante e ainda não temos essa resposta ainda”, afirmou.

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

CPI da Covid gera 11,8 milhões de publicações no Twitter
Caixa Econômica Federal encerra o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial a inscritos via site e aplicativo
https://www.osul.com.br/ministro-da-saude-diz-que-e-preciso-tranquilizar-a-populacao-para-enfrentar-a-crise-sanitaria/ Ministro da Saúde diz que “é preciso tranquilizar a população para enfrentar a crise sanitária” 2021-05-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar