Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2021
Ele entrou no mar para resgatar dois adolescentes que se afogavam em Guarujá, no litoral de São Paulo.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoalUm soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) morreu na sexta-feira (4) ao tentar salvar dois adolescentes que se afogavam no mar em Guarujá, que fica a 2,5 quilômetros da Praia das Pitangueiras, no litoral de São Paulo. O caso ocorreu por volta das 17h. Um dos adolescentes, de 13 anos, foi resgatado com vida. O outro adolescente, de 12 anos, segue desaparecido.
Segundo apurado, o soldado Mateus da Silva Santos, de 22 anos, atuava na Base Aérea de São Paulo e estava com um grupo de amigos passando o final de semana no litoral. Eles estavam na praia do Guaiúba, quando viram dois adolescentes e uma mulher se afogando no mar.
Então, Mateus correu para ajudá-los. A mulher conseguiu voltar ao raso sozinha, enquanto o soldado puxou um dos adolescentes para uma área segura. No entanto, ele não conseguiu resgatar o segundo adolescente e se afogou, arrastado pela correnteza.
Ele foi tirado do mar já inconsciente por salva-vidas, acionados pelos banhistas. Na faixa de areia, ele foi socorrido pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e morreu ainda durante a tarde.
O adolescente que foi resgatado pelo soldado, de 13 anos, foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde recebeu os primeiros socorros e liberado em seguida. Enquanto isso, o outro adolescente segue desaparecido no mar. O GBmar prossegue realizando buscas pelo garoto, com três embarcações pela região da praia do Guaiúba.
De acordo com Cleverson, padrasto de Mateus, o soldado, cotado na base de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi para o Guarujá na quinta-feira (3), passar o feriado.
Na sexta-feira (4), Mateus e os colegas presenciaram os meninos se afogando. O soldado, que não possuía experiência em mergulho ou salvamento, entrou no mar para ajudar.
O jovem conseguiu retirar uma das crianças, porém, uma forte onda o cobriu. Naquele momento, Mateus arremessou o garoto para fora e afundou no mar.
Cleverson relatou que os meninos são amigos e estavam com a mãe de um deles, que teve o filho resgatado. Mateus chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital do município, onde já chegou sem vida.
O Corpo de Bombeiros do Guarujá informou que as buscas pela criança permanecem no sábado (5).
Mateus estava na corporação há três anos e foi influenciado a seguir a profissão pelo padrasto, que fazia parte da 2ª turma de 1995 da Aeronáutica. Com informações do G1.