Domingo, 25 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Comportamento Confira 5 motivos para ser mais otimista e viver melhor

Compartilhe esta notícia:

Pessoas que tiveram experiências de quase morte frequentemente relatam sentimentos de calma e serenidade. (Foto: Reprodução)

Como você reage aos problemas da sua vida? Você costuma esperar que coisas boas aconteçam? Ter uma postura positiva diante de situações complicadas ou mesmo encarar os dias comuns de forma leve nem sempre é fácil, mas é uma atitude que faz muito bem para sua mente e seu corpo.

É claro que o otimismo não vai, sozinho, determinar se sua saúde será boa ou ruim – há muitos outros fatores que precisam ser considerados nesse contexto. Mas a ciência já fez algumas descobertas sobre a importância de ser positivo e diversos estudos demonstraram que enxergar o copo meio cheio traz muitas vantagens.

Quer descobrir quais? Confira algumas.

1) Faz bem para o coração

Um grande estudo divulgado em 2020 por especialistas da Universidade Harvard e do Hospital Monte Sinai, nos Estados Unidos, mostrou que ser otimista reduz o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Os cientistas combinaram o resultado de 15 pesquisas anteriores, que, juntas, somaram quase 230 mil voluntários. Entre os otimistas, o risco de sofrer um evento cardiovascular, como infarto ou derrame, foi 35% menor. Já o de morrer por qualquer causa caiu 14%.

2) Ajuda a cuidar mais da saúde

Os cientistas americanos também listaram as prováveis causas do otimismo proteger o coração. Pessoas positivas aderem mais a três práticas muito importantes para a saúde: praticar exercícios físicos, comer bem e não fumar.

As consequências disso são melhores índices de massa corporal e níveis de açúcar e colesterol no sangue, além de uma pressão controlada.

3) Você lida melhor com o estresse

O pessimismo incita a produção de substâncias inflamatórias na circulação, que comprometem a integridade dos vasos sanguíneos – ou seja, pode contribuir para o mau funcionamento do coração. O excesso de pensamentos negativos também é associado a alterações na pressão arterial e na liberação de hormônios do estresse, como o cortisol.

4) Afeta positivamente todo o organismo

Outros estudos já revelaram que nossas emoções e pensamentos influem na química, nos hormônios e no funcionamento do organismo. Sabe-se que os sentimentos podem exercer influência sobre o colesterol, o metabolismo, as doenças coronárias, a hipertensão, os problemas gástricos e de pele e o sistema imunológico.

5) Aumenta a longevidade

Um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, publicado recentemente na revista científica Proceedings of National Academy of Sciences, revelou que pessoas otimistas tendem a ter uma vida mais longa. A pesquisa constatou que os participantes com os níveis mais altos de otimismo apresentavam de 50% a 70% mais chance de viver até os 85 anos ou mais.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Comportamento

Sete hábitos na hora de dormir que te fazem ganhar peso
Saiba por que sentir gratidão faz bem à saúde
https://www.osul.com.br/confira-5-motivos-para-ser-mais-otimista-e-viver-melhor/ Confira 5 motivos para ser mais otimista e viver melhor 2021-07-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar