Domingo, 26 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de julho de 2021
Professor emérito da USP e um dos fundadores do Cebrap tinha 91 anos e era um dos mais respeitados estudiosos de Marx.
Foto: Marcos Santos/ USP ImagensMorreu nesta terça-feira (27), o professor José Arthur Gianotti considerado um dos maiores nomes da filosofia brasileira, aos 91 anos. Paulista de São Carlos, no interior, ele era professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) e ajudou a fundar o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) entidade de estudos sociais e de formulação de políticas que surgiu em 1969 e reunia opositores do regime militar.
Crítico dos métodos tradicionais de se pensar a política, ele defendia a proximidade da filosofia com outras áreas das ciências sociais. Era um dos mais respeitados estudiosos da obra de Karl Marx no Brasil, autor de obras que se tratam da reflexão sobre o trabalho e sobre a viabilidade de modelos políticos no capitalismo.
Giannotti decidiu ingressar na USP por influência do escritor Oswald de Andrade, que conheceu na adolescência, após se mudar para a capital paulista com a família.
Repercussão
O ex-presidente Fernando Henrique lamentou a morte de Giannotti, que segundo Fernando Henrique foi um “amigo como poucos”, e destacou a longa trajetória de amizade. “Amigo há mais de 70 anos. Filósofo e grande leitor dos clássicos. Amigo como poucos, desses que são raros. Deixa saudades e gratidão”, escreveu o ex-presidente no Twitter.
Em nota, o Cebrap classificou o estudioso como “um dos maiores intelectuais brasileiros” e lamentou a morte. “É com imensa tristeza que o Cebrap recebe a notícia do falecimento de um de seus fundadores, o prof. José Arthur Giannotti. Aos familiares e amigos que tiveram o privilégio de conviver com Giannotti, um dos maiores intelectuais brasileiros, nossas sinceras condolências”, diz a nota.
O sociólogo Sergio Abranches destacou a trajetória de Giannotti, que para ele foi “um dos maiores pensadores do Brasil”. “Vida longa dedicada ao pensamento”, escreveu Abranches.