Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de setembro de 2021
Singapura começou a testar dois robôs, apelidados de “Xavier”, para patrulhar áreas públicas e impedir mau comportamento da população. Nesta primeira etapa, serão detectados: desrespeitos aos protocolos de prevenção da Covid-19; uso de cigarro em ambientes proibidos e estacionamento de bicicletas em locais impróprios.
Os robôs são equipados com câmeras e disparam alertas em tempo real para um centro de comando e controle. Os dois “Xavier” circularão, a princípio, em uma área de grande tráfego de pedestres no centro do país.
Sem punição
A agência do governo de Singapura disse que, nas primeiras três semanas, os robôs que detectarem mau comportamento exibirão mensagens educativas. Não haverá, por ora, punição ou uso das imagens em processos judiciais.
A longo prazo, o uso dos robôs deverá ser ampliado:
“A implantação de Xavier apoiará o trabalho dos funcionários públicos, pois reduzirá a mão de obra para o patrulhamento a pé e aumentará a eficiência da operação”, disse a agência.
O ministro de assuntos internos de Singapura, K. Shanmugam, disse em agosto que o país pretendia ter mais de 200 mil câmeras da polícia até 2030 – mais do que o dobro do número atual.