Terça-feira, 10 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 4 de outubro de 2021
O site da CVC Corp, detentora de marcas como a CVC, foi alvo de um ataque cibernético no último sábado (2). A companhia informou que acionou seus protocolos de segurança e estava atuando para mitigar os efeitos da invasão. O site da holding, no endereço “cvccorp.com.br”, ficou inacessível e até as 21h54min desta segunda-feira (4) continuava fora do ar. O site da operadora de turismo CVC (cvc.com.br) funcionava normalmente, mas trazia um comunicado sobre o ataque.
A empresa destacou que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas. A central de atendimento ficou temporariamente indisponível.
A empresa não informou que tipo de dados poderiam ter sido acessados. “Neste momento, a companhia está atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios”, informa o comunicado.
Outras empresas brasileiras foram vítimas de cibercrimes este ano. Em agosto, o e-commerce das Lojas Renner chegou a sair do ar, após o sistema da companhia ser alvo de um ataque cibernético.
O site das Lojas Renner voltou a operar dois dias depois de ser atingido pelo ataque hacker do tipo ransomware. Este cibercrime consiste em “sequestrar” os dados por criptografia e pedir uma quantia de resgate para liberação.
O ataque derrubou o acesso a todo o site da varejista. Ao todo, mais de 2 mil servidores teriam sido afetados na invasão. No entanto, segundo a própria loja explicou em nota, os bancos de dados ficaram preservados, bem como as informações pessoais dos clientes. Além disso, nenhuma loja física teve seus sistemas interrompidos.
Antes disso, a JBS foi vítima de um ataque cibernético organizado que afetou servidores que dão suporte a seus sistemas de TI na América do Norte e na Austrália. A empresa chegou a cancelar turnos em fábricas nos EUA e Canadá.
Leia abaixo o comunicado da empresa de viagens:
“A CVC Corp informa que foi vítima de um ataque cibernético. A empresa prontamente ativou todos os seus protocolos de segurança. Neste momento, a companhia está atuando de forma diligente para mitigar os efeitos do ocorrido e preservar a continuidade dos seus negócios. A empresa esclarece que o embarque de clientes com viagens marcadas e as reservas confirmadas não foram impactadas. A empresa informa também que a central de atendimento está temporariamente indisponível. A CVC Corp lamenta o ocorrido e em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados, agentes de viagens e com o mercado manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas”, diz a nota.