Domingo, 05 de julho de 2026
Por Redação O Sul | 21 de outubro de 2021
Um dia após os incidentes causados na Câmara de Vereadores de Porto Alegre por manifestantes que se opõem à vacinação contra o coronavírus e à exigência do comprovante de imunização, o fato teve desdobramentos nesta quinta-feira (21). Um grupo de parlamentares registrou ocorrência policial e não faltaram proncunciamentos de repúdio na tribuna da Casa.
A Delegacia de Combate à Intolerância recebeu integrantes da bancada negra que providenciaram três boletins pelos crimes de agressão física, racismo e apologia ao nazismo. Isso porque os ativistas que tumultuaram a sessão plenária teriam cometido agressões físicas, vociferado falas discriminatórias e ostentado cartaz estampado com uma suástica.
De acordo com a Polícia Civil, alguns dos apontados como responsáveis pela agitação na Câmara já estão identificados, incluindo figuras já envolvidas em incidentes semelhantes. Uma investigação foi aberta e eles serão ouvidos.
Discursos de repúdio
No Plenário, diversos vereadores subiram à tribuna para repudiar o incidente. Para Pedro Ruas (Psol), o que aconteceu foi um movimento organizado da ultradireita, de nazistas com agressões e baderna absurda contra o povo representado no Parlamento municipal.
“Uma coisa inútil, imbecil e sem sentido, pois já há obrigatoriedade do passaporte sanitário no Rio Grande do Sul desde segunda-feira e Porto Alegre está dentro do Estado”, discursou.
Filho do prefeito Sebastião Melo e integrante da base aliada ao governo municipal na Câmara, Pablo Melo (MDB) também repudiou os acontecimentos na Casa e reiterou que a oposição ao passaporte vacinal “é uma discussão inócua, porque já existe um decreto estadual que regula essa situação:
“A prefeitura se destaca exatamente pela ampla vacinação da população, hoje com mais de 98% em primeira dose, o que demonstra que o povo aceita sim a campanha, um caminho para a vida e para o final dessa pandemia. Mas entendo o veto da prefeitura ao passaporte, pela questão logística, pois não tem a mínima condição de fiscalizar o que 1,5 milhão de porto-alegrenses fazem no dia a dia.”
Laura Sito (PT) relatou atos de racismo vindos de manifestantes que foram retirados das galerias: “Não aceitaremos isso, fomos chamadas de ‘lixo’ e ‘empregada doméstica’. Chegamos aqui porque o povo negro quer estar aqui representado e nos honramos por essa representação. Não aceitaremos fascismo, nazismo e racismo”.
Alexandre Bobadra (PSL) criticou as agressões mas também defendeu a posição da prefeitura em vetar o passaporte: “Milhares de pessoas utilizam o transporte coletivo todos os dias, imaginem se fôssemos implementar o passaporte nisso?”, questionou. “Mas sou contra a violência, gosto de diálogo, conversa, negociação e entendimento”. (BMB)
Mônica Leal (PP) também se pronunciou: “Falaram tanto da agressividade da esquerda e hoje fazem pior. A discussão do veto é inútil, já que há um decreto estadual que versa sobre o mesmo assunto, e o município não pode ser mais flexível que o Estado”.
(Marcello Campos)
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Alo jornalista burro, eles não são anti-vacina, eles são anti-passaporte da vacina.
É tão difícil escrever a matéria corretamente, ou isso é pra enganar mesmo???
Jovem Klan? A da terraplana e da cloroquina? A da gripezinha? Vais perder o único neurônio que possuis.
O Sul só dando um lado da notícia… Graças a Deus Jovem PAN VEM AÍ.. Chega de Jornais de só um lado no Rio Grande do Sul.
QUE VERGONHA ESSE JORNAL, SÓ DA UM LADO. NÃO FALARAM NADA DOS VEREADORES QUE AGREDIRAM O PESSOAL QUE ESTAVA NA ARQUIBANCADA.
O veículo explicitamente bolsonarista vale-se de subterfúgios retóricos para ” dar” a notícia. Tumulto é um eufemismo. O que houve na quinta feira foi uma invasão criminosa e orquestrada por cupinchas do bandido Roberto Jefferson e levada a cabo por ex-presidiários e nazifascistas adeptos do bozolóide arregão bagaceira amigo do temer e do Xandão e anti vacina! A câmara foi invadida por uma súcia de nazistas e racistas a mando de evangélicos conservadores e que portavam uma suástica e ofenderam vereadores com palavras racistas e de seletismo social. E com a vergonhosa cumplicidade da brigada militar e da segurança da… Leia mais »