Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Indiciado em relatório final da CPI da Covid, líder do governo pede que a Procuradoria-Geral da República processe Renan Calheiros por abuso de autoridade

Compartilhe esta notícia:

Líder do Governo na Câmara, Ricardo Barros prestou depoimento à CPI da Covid. (Foto: Agência Senado)

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), pediu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) processe o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, por “abuso de autoridade e denunciação caluniosa”.

O deputado entrou com uma notícia crime no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira, dia da votação final do relatório da CPI. A defesa de Barros argumenta que os senadores da comissão alimentaram “inúmeras acusações, especulações e ilações” contra ele “com o notório propósito de desgastá-lo (bem como desgastar o Governo) perante a opinião pública”.

No relatório de Renan, é sugerido o indiciamento de Barros por incitação ao crime, advocacia administrativa, formação de organização criminosa e improbidade administrativa.

“O relatório final da CPI da Pandemia não possui materialidade. Está baseado em narrativas que foram desmontadas”, argumenta Barros em nota.

No relatório, Renan pede que a Receita Federal investigue as empresas de Barros. Indícios citados apontariam, segundo o texto final da CPI, que nas firmas há “uma prática própria de quem oculta a origem dos recursos (por exemplo, por corrupção)” e lavagem de dinheiro.

“Todos os depoentes ouvidos negaram a minha participação na negociação das vacinas. Foram quebrados sigilos meus e das minhas empresas e nada foi encontrado. A denúncia é abuso de autoridade”, rebate Barros.

Barros foi investigado pela CPI da Covid pela participação na negociação da vacina Covaxin – uma empresa em que seu amigo Marcos Tolentino seria sócio oculto, a FIB Bank, foi fiadora do negócio.

Ele já é processado por improbidade por supostamente ter atuado em favor da Global Saúde, sócia da Precisa Medicamentos, que vendeu a Covaxin, quando foi ministro da Saúde.

Barros também é acusado no relatório de ter levado empresários da Belcher Farmacêutica ao Ministério da Saúde, o que seria enquadrado como advocacia administrativa.

A nova versão do relatório da CPI da Covid, submetida ao colegiado, nesta terça-feira (26), trouxe uma série de “melhorias” e “aprofundamentos”, nas palavras do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), em relação à versão inicial, apresentada na semana passada. Entre as mudanças está a inclusão de mais doze nomes na lista de indiciamentos propostos, levando o total a 78 pessoas físicas e 2 jurídicas.

“Conforme compromisso que assumimos por ocasião da leitura do nosso relatório, todos os acréscimos sugeridos, compatíveis com a investigação, com as provas, com os indícios, foram acolhidos”, afirmou Renan. As informações são do jornal O Globo e da Agência Senado.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

André Mendonça sabe da “dificuldade” de ter seu nome aprovado pelo Senado, diz Bolsonaro
Ministro Alexandre de Moraes nega novo pedido de transferência de Roberto Jefferson para hospital particular
https://www.osul.com.br/indiciado-em-relatorio-final-da-cpi-da-covid-lider-do-governo-pede-que-a-procuradoria-geral-da-republica-processe-renan-calheiros-por-abuso-de-autoridade/ Indiciado em relatório final da CPI da Covid, líder do governo pede que a Procuradoria-Geral da República processe Renan Calheiros por abuso de autoridade 2021-10-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar