Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2021
Daniel Panizzi, diretor da Vinícola Don Giovanni
Foto: Jeff Botega/DivulgaçãoO vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. É o resultado do processo natural da fermentação alcoólica, dos açucares contido nas uvas. Atualmente, boa parte do processo de mudanças ocorridas nos últimos tempos, na viticultura e vinificação, advém de transformações tecnológicas, estruturais e comerciais.
Para as vinícolas, o caminho de obter méritos junto ao mercado passa pela adoção de estratégias de inovações contínuas, da gestão eficiente de custos e por uma liderança empreendedora.
Quem olhar um vinho borbulhar em uma taça, expressando aromas e cores, não imagina quantas etapas e processos são administrados para esse fim. A cada safra no mercado, garrafas com novos rótulos chegam para conquistar o consumidor. Mas, igualmente, chegam empreendedores, com capacidade de liderança de projetos que se fazem necessários. Essa analogia justifica a inserção mais cedo de jovens junto aos negócios do vinho.
É o caso, do diretor Daniel Panizzi, à frente das operações da Vinícola Don Giovanni, localizada em Pinto Bandeira, que mudou de área profissional, há dez anos, para entrar com suas fórmulas químicas no universo dos vinhos. Com olhar atento aos movimentos da indústria, o empresário exerce também, desde 2020, o papel de representante do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação dos Recursos Financeiros para o Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul.
É nesse processo de mudanças que, ao longo das décadas, a Vinícola Don Giovanni vem deixando sua marca registrada em solo gaúcho e fora dele. Segundo Panizzi, “nos últimos cinco anos, vimos a indústria se reinventar em função da competição, das políticas econômicas e dos novos comportamentos do mercado. E aqui, na Don Giovanni, isso não foi diferente. Implementamos a gestão da precificação e aprimoramos a qualidade da produção dos vinhos e espumantes. Estruturamos os times, apostamos em desenvolvimento técnico, lançamento de produtos, adquirimos tecnologias ao parque industrial, refinamos a comunicação e selecionamos parcerias com efetividade de resultados”, resume o empresário.
A Vinícola Don Giovanni conta com uma estrutura de pousada, loja própria com atendimento para o varejo e uma loja virtual. Além disso, recentemente, inaugurou, em parceria com o chef Rafael Jacobi, o restaurante Nature Vinho & Gastronomia – um amplo espaço de apreciação natural que combina gastronomia que harmoniza com os “terroirs”, produzidos localmente.
No complexo enogastronômico, há mais de 17 hectares de vinhedos a céu aberto. Panizzi explica que “à medida que estamos desenvolvendo estratégias de diferenciação, partimos, para um novo sistema chamado Ecossistema de Negócios Don Giovanni. E isso é natural com a evolução da própria administração que estamos imprimindo”.
O Ecossistema Don Giovanni é um modelo de gerenciamento empresarial, considerando todas as unidades de negócios da comunidade econômica e suas interligações com a vinícola.”Todo esse movimento fortalece as atuais competências, advindas das gerações passadas, que agora unem-se para fortalecer e inovar, com independência e sinergia. É uma nova cepa no vinho”, compara Panizzi.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul