Quinta-feira, 02 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Ministro da Economia diz que a inflação será o principal problema econômico em 2022

Compartilhe esta notícia:

Para Guedes, previsões de crescimento baixo podem não se confirmar

Foto: Edu Andrade/Ascom/ME
Para Guedes, previsões de crescimento baixo podem não se confirmar. (Foto: Edu Andrade/Ascom/ME)

A resiliência da inflação será o grande problema da economia brasileira em 2022, disse nesta quarta-feira (17) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, as previsões de baixo crescimento para o próximo ano podem não se confirmar, com os mais pessimistas do mercado se surpreendendo com as previsões de crescimento entre 0% e 1% do PIB (Produto Interno Bruto).

“O problema não será crescimento baixo, o problema será inflação resiliente. A inflação provavelmente será um pouco acima do que vocês estão prevendo, mas o crescimento também será maior do que vocês estão prevendo, então vamos ver. Eu não faço previsões, eu faço piada de previsões, de previsões erradas”, declarou o ministro em inglês ao participar de evento virtual promovido por um banco brasileiro.

Na última edição do boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras feita pelo BC (Banco Central), os analistas de mercado projetam crescimento de 0,9% para o PIB em 2022 e inflação oficial pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de 4,8% no próximo ano.

Sem interferências

O ministro disse que a equipe econômica não pretende interferir nos preços por meio de regulações. Segundo Guedes, a única política em curso para segurar a inflação é o aperto monetário (alta dos juros) conduzido pelo Banco Central.

“É verdade que juros vão subir com a luta do Banco Central para controlar inflação, mas estamos realmente fazendo a transição para crescimento sustentável em todos os setores”, disse.

Nos casos em que a inflação acelerar por choques externos, o ministro defendeu a transferência de renda por meio do Auxílio Brasil para aliviar o impacto sobre as famílias mais pobres. Paralelamente, a alta dos preços do petróleo e da energia, na avaliação de Guedes, deverá atrair investidores estrangeiros para o Brasil.

“Se preços de petróleo e de energia sobem, é parte da solução porque atrai investimento. A melhor solução é deixar o mercado agir e, qualquer disfunção, resolve com transferência de renda”, disse Guedes.

Segundo ele, a viagem recente do presidente Jair Bolsonaro e de vários ministros aos Emirados Árabes Unidos renderam compromissos de investimentos de US$ 10 bilhões em dez anos reforçando a previsão de ingresso de US$ 700 bilhões em investimentos estrangeiros no País nas próximas décadas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Ck Ps
18 de novembro de 2021 11:18

guedes e seu ctrl c e ctrl v de plano neoliberal de apenas atender o investidor na Petrobrás gerou isso. Mas a offshore dele ganhou – e mtu – com a desvalorização da nossa moeda

Adroaldo Mousquer
18 de novembro de 2021 11:38

Mas seus dólares não desvalorizam. Este ganha sempre,

Joel Robinson
18 de novembro de 2021 14:10

O maior problema é tu falastrão que nada faz.

Mauro Escopelli
18 de novembro de 2021 17:43

É a vida. Criticar é bom, mas e as pautas nacionalista dos brasileiros, ficam pra quando? Acorda povão!!!!

Tecladista Flc
19 de novembro de 2021 01:19

É fantástico os comentários esquerdistas, pensam que suas criticas chegam aos ouvidos do ministro, é só palavras ao vento!!!

Assassinatos caem nos primeiros nove meses deste ano no Brasil
Senado aprova a criação de Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência Contra a Mulher
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x