Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
O temporal que teve início na noite de quarta-feira (14) no Estado tem causado problemas no fornecimento de energia em diversos pontos do Estado. As áreas mais atingidas são de concessão da CEEE, AES Sul e RGE, que informam que estão trabalhando para restabelecer os serviços. Cerca de 600 mil clientes estão sem luz.
Logo após a chuva forte, com rajadas de vento superiores a 115 quilômetros por hora, 366 mil clientes atendidos pela CEEE ficaram sem fornecimento de energia elétrica, de acordo com a própria companhia. O número já havia sido reduzido para 283 mil no início da madrugada após os primeiros trabalhos de conserto das redes. Durante toda a madrugada, a companhia trabalhou com 155 técnicos diretamente em campo, além dos serviços de operação, manutenção, logística e atendimento, o que totaliza mais de 500 profissionais. No último boletim divulgado pela CEEE nesta quinta-feira (15) são 157 mil clientes sem energia. Desses, 110 mil estão na capital, 30 mil em Viamão e 17 mil em Alvorada.
Segundo a AES Sul, a companhia está mobilizada com todo o seu contingente de mais de 1 mil eletricistas e técnicos em campo, no atendimento às ocorrências. Além desse contingente, a concessionária está contratando equipes de eletricistas no mercado para reforçar o atendimento. Aproximadamente 300 mil clientes estão sem energia na área de concessão, sendo que 125 mil são na região metropolitana de Porto Alegre.
O último boletim divulgado pela RGE às 15h desta quinta-feira, dos 1,4 milhão de clientes atendidos pela empresa, 40 mil estão sem energia neste momento, em razão dos danos causados pela queda de objetos na rede elétrica. No pico das ocorrências, por volta das 10h, 104 mil consumidores estavam sem luz. Os casos mais graves são em Gravataí (9 mil), Parobé (7 mil), Taquara (4 mil) e Caxias do Sul (4 mil).