Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nível do Guaíba segue baixando neste domingo no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Na manhã deste domingo, o sistema Metroclima registrou a marca 2,85 metros no Guaíba pela manhã (Foto: Lucas Uebel/O Sul)

Depois de registrar 2,93 metros, marca histórica em 74 anos na tarde deste sábado (17), o nível do Guaíba no Cais Mauá, em Porto Alegre, marcou 2,85 metros na manhã deste domingo (18), conforme o sistema Metroclima. Na Ilha da Pintada, que fica às margens do Guaíba, a marcação era de 2,34 metros. Segundo o sistema Metroclima, a tendência é de baixa no nível nas próximas horas. No entanto, o quadro de cheia permanece. A primeira razão para a baixa seria a menor vazão dos rios. E a segunda, seria a virada do vento para Leste e Nordeste.

Neste domingo o vento passa a atuar de fraco a moderado, mas de Sudeste a Leste. Com a diminuição do vento, a tendência é de baixa. Já na noite deste sábado, o nível reduziu para 2,90 metros. A preocupação passa a ser a chuva prevista para a próxima semama, principalmente terça e quarta-feira.

Neste sábado, o prefeito José Fortunati esteve na região das Ilhas, acompanhando as equipes da prefeitura que estão atendendo os desalojados em função das cheias do Guaíba. A Defesa Civil estima que 600 pessoas no total estejam sendo atendidas em abrigos, além de cerca de 500, em barracas, que se negam em deixar as casas.

Barricadas

A cheia do Guaíba levou o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) a colocar sacos de areia em uma das comportas do Cais Mauá, no início da noite deste sábado. Já havia água passando por baixo da estrutura e acumulada a cerca de um metro da pista da direita da avenida Mauá.

Cerca de 200 sacos de areia – de 25 quilos cada um – foram instalados no local, que fica em frente à Praça Padre Thomé, da Igreja Nossa Senhora das Dores. Além de evitar o acesso da água à avenida, a barricada ajuda na estrutura da comporta, que poderia ser danificada com um eventual repuxo da água no momento de baixa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Cachorro acrobata se equilibra em corda bamba e faz sucesso na internet
A rejeição ao trabalho do Congresso Nacional atingiu o maior índice da história, aponta o Datafolha
https://www.osul.com.br/nivel-do-guaiba-segue-baixando-neste-domingo-no-rio-grande-do-sul/ Nível do Guaíba segue baixando neste domingo no Rio Grande do Sul 2015-10-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar