Terça-feira, 06 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 19 de abril de 2022
A astronauta Samantha Cristoforetti em sua primeira missão na ISS, em 2014.
Foto: Reprodução/TwitterPrestes a embarcar para uma nova missão na Estação Espacial Internacional (ISS), a astronauta italiana Samantha Cristoforetti abriu uma conta no TikTok para contar suas aventuras na órbita da Terra.
“Sigam-me para chegar aonde nenhum tiktoker esteve antes”, disse AstroSam em seu primeiro vídeo publicado na rede social chinesa.
Cristoforetti também fez gravações apresentando a tripulação da nave Crew Dragon Freedom, da SpaceX, que deve partir para a ISS em 23 de abril, e uma receita para preparar tortilla no espaço.
A equipe de astronautas já está em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), e também inclui o comandante Kjell Lindgren, o piloto Robert Hines e a especialista em missão Jessica Watkins.
Cristoforetti, de 44 anos, já passou 199 dias na ISS entre 2014 e 2015, quando se tornou a primeira mulher italiana a viajar ao Espaço.
Holograma
Pela primeira vez na história, um holograma foi utilizado no espaço-sideral. Mais especificamente, o cirurgião da Nasa Dr. Josef Schmid, o CEO da AEXA Aerospace Fernando de la Pena Liaca e suas equipes foram os primeiros humanos a serem “holoportados” da Terra para o espaço. As informações são do portal TimesNow.
Holoportation, ou holoportação, é um tipo de tecnologia de captura de objetos em 3D. Pessoas reais podem ser capturadas como hologramas para sessões de comunicação ao vivo em tempo real, com o Meshand Hololens 2.0, da Microsoft, na vanguarda da tecnologia Holoportation.
“Usando a câmera Microsoft Hololens Kinect e um computador pessoal com software personalizado da Aexa, o astronauta da ESA (Agência Espacial Européia) Thomas Pesquet teve uma conversa bidirecional com imagens ao vivo de Schmid e De La Pena colocadas no meio da Estação Espacial Internacional. Este foi o primeiro aperto de mão de holotransporte da Terra no espaço”, disse a agência espacial em um post no blog.
O Holoportation está em uso desde pelo menos 2016 pela Microsoft, mas este é o primeiro uso em um ambiente tão extremo e remoto como o espaço. “Esta é uma maneira completamente nova de comunicação humana em grandes distâncias”, disse Schmid. “Além disso, é uma forma totalmente nova de exploração humana, onde nossa entidade humana é capaz de viajar para fora do planeta. Nosso corpo físico não está lá, mas nossa entidade humana absolutamente está lá. Não importa que a estação espacial esteja viajando a 17.500 mph e em constante movimento em órbita a 250 milhas acima da Terra, o astronauta pode voltar três minutos ou três semanas depois e com o sistema funcionando, estaremos lá naquele local, ao vivo na estação espacial.”
A NASA planeja um uso mais extensivo da tecnologia de holotransporte em futuras missões. A agência espacial planeja usar isso com comunicação bidirecional no futuro, onde as pessoas na Terra são holoportadas para o espaço e os astronautas são colocados de volta à Terra. “Usaremos isso para nossas conferências médicas privadas, conferências psiquiátricas privadas, conferências familiares privadas e para trazer VIPs à estação espacial para visitar os astronautas.”