Sábado, 02 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara dos Deputados após saída de crítico de Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Lincoln Portela, deputado federal, em imagem de arquivo.

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Lincoln Portela, deputado federal, em imagem de arquivo. (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O deputado Lincoln Portela (PL-MG) foi eleito nesta quarta-feira (25) novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Portela recebeu 232 dos 406 votos registrados no painel eletrônico da Câmara.

Deputado pelo sexto mandato consecutivo, Portela é pastor e foi eleito com apoio majoritário da bancada evangélica. Na eleição, derrotou outros quatro deputados do PL que postulavam o cargo, entre os quais Flavia Arruda (DF), ex-ministra do governo Jair Bolsonaro.

Cabe ao vice-presidente substituir o presidente da Câmara nas sessões e elaborar pareceres sobre projetos de resolução.

A eleição aconteceu dois dias após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter destituído do cargo o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), crítico crítico do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Arthur Lira, a destituição de Ramos foi “estritamente regimental” e seguiu um entendimento segundo o qual o integrante da Mesa que trocar de legenda partidária perderá o cargo.

Marcelo Ramos, por sua vez, disse acreditar que a decisão de Lira foi “política”, não regimental, e atribuiu a destituição às críticas que tem feito ao governo.

Ramos era filiado ao PL, mas deixou o partido e migrou para o PSD quando Bolsonaro se filiou à legenda. Pelo critério da proporcionalidade, cabe ao PL indicar o vice-presidente da Câmara.

Outros quatro deputados do PL apresentaram candidaturas avulsas ao cargo, apesar de não terem o respaldo da bancada do partido: Flávia Arruda (DF, 83 votos), Bosco Costa (SE, 40 votos), Capitão Augusto (SP, 24 votos) e Fernando Rodolfo (PE, 11 votos).

Secretarias

Os deputados também elegeram nesta quarta-feira os novos nomes que irão assumir a segunda e a terceira secretarias da Mesa Diretora.

O mesmo ato que destituiu Ramos também retirou dos cargos as deputadas Marília Arraes (Solidaridade-PE) e Rose Modesto (União-MS).

Na Segunda Secretaria, assume o deputado Odair Cunha (PT-MG). Ele será responsável, por exemplo, por assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos.

A Terceira Secretaria será ocupada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC). Ela será responsável, por exemplo, por autorizar o reembolso de passagens aéreas e analisar pedidos de licença e justificativas de faltas.

Odair Cunha e Geovania de Sá foram candidatos únicos e indicados pelos respectivos partidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

IBGE lança processos seletivos com 46 vagas no Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul confirma mais três mortes por dengue e total de óbitos no ano chega a 38
Pode te interessar